Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais

Representante

Cleonice Maria Tomazzetti

Dijnane Fernanda Vedovatto Machado



Ementa

Ementa

Investiga-se: a) processos de formação básica e continuada de professores(as) e outros agentes educacionais nas dimensões históricas, sociais, cognitivas, éticas e afetivas para diferentes níveis, modalidades de ensino, áreas de conhecimento, contextos educacionais,

fases da carreira docente; b) processos de socialização e profissionalização de professores(as); c) construção da base de conhecimento para o ensino e estudo de variáveis intervenientes nesse processo: políticas públicas, cultura da escola, comunidades de aprendizagem profissional, modalidade de atuação, fase carreira docente entre outras; d)a influência/impacto de ferramentas/modelos formativos, propostas/reformas/políticas educacionais sobre processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, considerando diferentes contextos/comunidades educativas; e) processos de construção da docência: teorias pessoais, conhecimentos, valores, crenças, atribuição de significados, e de tomada de decisão de professores(as), considerando diferentes fases da carreira docente e contextos nos quais se desenvolvem processos de ensino e aprendizagem.

Objetivo

  • Investigar processos de formação básica e continuada; socialização e profissionalização de professores(as) e outros agentes educacionais nas dimensões históricas, sociais, cognitivas, éticas e afetivas para diferentes níveis, modalidades de ensino, áreas de conhecimento, contextos educacionais, fases da carreira docente;
  • Analisar a construção da base de conhecimento para o ensino e estudo de variáveis intervenientes nesse processo: políticas públicas, cultura da escola, comunidades de aprendizagem profissional, modalidade de atuação, fase carreira docente entre outras;
  • Compreender a influência/impacto de ferramentas/modelos formativos, propostas/políticas educacionais sobre processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência em diferentes contextos/comunidades educativas; processos de construção da docência: teorias pessoais, conhecimentos, valores, crenças, atribuição de significados, e de tomada de decisão de professores(as), considerando diferentes fases da carreira docente e contextos nos quais se desenvolvem processos de ensino e aprendizagem.

 

Objetos de investigação

  • Processos de formação básica e continuada; socialização e profissionalização de professores(as);
  • Construção da base de conhecimento para o ensino e estudo de variáveis intervenientes nesse processo: políticas públicas, cultura da escola, comunidades de aprendizagem profissional, modalidade de atuação, fase carreira e entre outras;
  • A influência/impacto de ferramenta/modelos formativos, propostas/reformas/políticas educacionais sobre processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência;
  • Processos de construção da docência considerando diferentes fases da carreira docente, contextos nos quais se desenvolvem processos de ensino e aprendizagem.

 

Grupos de pesquisa:

  • Formação básica e continuada de professores (1986) Líder do grupo: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
  • Estudos sobre a docência: teorias e práticas (2008). Líder do grupo: Rosa Maria Moraes Anunciato, vice-líder: Ana Paula Gestoso de Souza
  • Docência, Estágio Supervisionado e Formação de Professores em Educação Física - DEFEF (UFSCar/São Carlos). Líder do grupo: Dijnane
  • Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física: Formação Profissional no Campo de Trabalho - NEPEF (UNESP/Rio Claro). Vice-líder: Dijnane
  • Centre de recherche international sur la formation et la profession enseignante - Brasil (CRIFPE-Brasil) / Centro de Pesquisa Internacional sobre a Formação e a Profissão Docente - Brasil. Participante: Dijnane
  • Grupo de Estudos e Pesquisas com Professores e Educadores em Contexto - GEPPEC (UFSCar/São Carlos) (2008). Líder do Grupo: Márcia Regina Onofre
  • EDIPIC - Educação Infantil e Pequena Infância em Contexto. Líder do grupo: Profa. Dra. Cleonice M. Tomazzetti. Vice-líder: Profa. Dra. Andréa B. Moruzzi.

Professores pesquisadores envolvidos