Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais

Representante

Profa. Dra. Rosa Maria Moraes Anunciato

Ementa

Investiga-se: a) processos de formação básica e continuada de professores(as) e outros agentes educacionais nas dimensões históricas, sociais, cognitivas, éticas e afetivas para diferentes níveis, modalidades de ensino, áreas de conhecimento, contextos educacionais, fases da carreira docente; b) processos de socialização e profissionalização de professores(as); c) construção da base de conhecimento para o ensino e estudo de variáveis intervenientes nesse processo: políticas públicas, cultura da escola, comunidades de aprendizagem profissional, modalidade de atuação, fase carreira docente entre outras; d) a influência/impacto de ferramentas/modelos formativos, propostas/reformas/políticas educacionais sobre processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, considerando diferentes contextos/comunidades educativas; e) processos de construção da docência: teorias pessoais, conhecimentos, valores, crenças, atribuição de significados, e de tomada de decisão de professores(as), considerando diferentes fases da carreira docente; e contextos nos quais se desenvolvem processos de ensino e aprendizagem.

*São dois os grupos nessa linha: Formação básica e continuada de professores (1986) Estudos sobre a docência: teorias e práticas (2008).

Objetivo

Investigar processos de formação básica e continuada; socialização e profissionalização de professores(as) e outros agentes educacionais nas dimensões históricas, sociais, cognitivas, éticas e afetivas para diferentes níveis, modalidades de ensino, áreas de conhecimento, contextos educacionais, fases da carreira docente;
Analisar a construção da base de conhecimento para o ensino e estudo de variáveis intervenientes nesse processo: políticas públicas, cultura da escola, comunidades de aprendizagem profissional, modalidade de atuação, fase carreira docente entre outras;
Compreender a influência/impacto de ferramentas/modelos formativos, propostas/políticas educacionais sobre processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, considerando diferentes contextos/comunidades educativas; processos de construção da docência: teorias pessoais, conhecimentos, valores, crenças, atribuição de significados, e de tomada de decisão de professores(as), considerando diferentes fases da carreira docente; e contextos nos quais se desenvolvem processos de ensino e aprendizagem.

Objetos de investigação

Processos de formação básica e continuada; socialização e profissionalização de professores(as);Construção da base de conhecimento para o ensino e estudo de variáveis intervenientes nesse processo: políticas públicas, cultura da escola, comunidades de aprendizagem profissional, modalidade de atuação, fase carreira e entre outras; A influência/impacto de ferramenta/modelos formativos, propostas/reformas/políticas educacionais sobre processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência; Processos de construção da docência considerando diferentes fases da carreira docente, contextos nos quais se desenvolvem processos de ensino e aprendizagem.

Professores pesquisadores envolvidos

• Outros Novos grupos
Dijnane
Líder do grupo - Docência, Estágio Supervisionado e Formação de Professores em Educação Física - DEFEF (UFSCar/São Carlos), e como vice-líder do grupo: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física: Formação Profissional no Campo de Trabalho - NEPEF (UNESP/Rio Claro).
Obs. Caso queiram adicionar também sou pesquisadora do grupo de pesquisa: Centre de recherche international sur la formation et la profession enseignante - Brasil (CRIFPE-Brasil) / Centro de Pesquisa Internacional sobre a Formação e a Profissão Docente - Brasil.

Cleonice

EDIPIC - Educação Infantil e Pequena Infância em Contexto - Endereço para acessar o espelho do grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5874205647613275
Líder do grupo: Prfª. Drª. Cleonice M. Tomazzetti. Vice-líder: Profª. Drª. Andréa B. Moruzzi.
Ano de criação: 2016 - Atualizado em: 06/2021.