Estado, Política e Formação Humana
Representante
Maria Cristina da Silveira G. Fernandes
Ementa
A compreensão da formação humana no capitalismo; a educação como esfera de socialização que se concretiza nas instituições escolar e universitária; a função e estrutura do Estado; a história, as políticas públicas e a construção do pacto social e da sociabilidade humana; a identidade das instituições educacionais e suas contradições e a consolidação do pacto social e da cultura. Os eixos temáticos: História, Estado, Políticas Públicas e Movimentos Sociais; Cultura e Formação Humana; Trabalho, Identidade e Educação; Formação Humana, Artes Cênicas e Educação; História e Políticas educacionais. Como objetivos destaca-se: investigar os aspectos históricos, institucionais, organizacionais e culturais das práticas sociais; resgatar a história das concepções educacionais que sustentam as políticas públicas; analisar e apreender historicamente como as ideias pedagógicas e educacionais se constituem no âmbito escolar desvelando as múltiplas concepções que englobam a formação humana; analisar as relações entre as reformas do Estado e as educacionais; analisar o ordenamento jurídico que sustenta o campo educacional; discutir a participação e a luta dos movimentos sociais em prol da educação, bem como suas contribuições para o desenvolvimento político e social; investigar, no âmbito das formas de manifestações culturais, os aspectos concernentes à formação humana, com o propósito de analisar criticamente as possibilidades efetivas de emancipação social; analisar as relações entre o trabalho do professor e as identidades institucionais e profissionais; abordar as relações entre políticas públicas, gestão e organização do trabalho, sociabilidade/subjetividade e processos de saúde-doença; analisar as relações entre gestão, cultura organizacional e relações de poder. Os grupos que se inserem nesta linha são: GEPEFH - Economia Política da Educação e Formação Humana (2007); GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (2010), Observa - Observatório e pesquisa das políticas de avaliação da educação superior (2013), TRABPOLIS - Trabalho, Política e Subjetividade (2021).
Objetivos:
- Investigar os aspectos históricos, institucionais, organizacionais e culturais das práticas sociais;
- Resgatar a história das concepções educacionais que sustentam as políticas públicas;
- Analisar e apreender historicamente como as ideias pedagógicas e educacionais se constituem no âmbito escolar, desvelando as múltiplas concepções que englobam a formação humana;
- Analisar as relações entre as reformas do Estado e as educacionais;
- Analisar o ordenamento jurídico que sustenta o campo educacional;
- Discutir a participação e a luta dos movimentos sociais em prol da educação, bem como suas contribuições para o desenvolvimento político e social;
- Investigar, no âmbito das formas de manifestações culturais, os aspectos concernentes à formação humana, com o propósito de analisar criticamente as possibilidades efetivas de emancipação social.
- Analisar as relações entre o trabalho do(a) professor(a) e as identidades institucionais e profissionais;
- Abordar as relações entre políticas públicas, gestão e organização do trabalho, sociabilidade/subjetividade e processos de saúde-doença;
- Analisar as relações entre gestão, cultural organizacional e relações de poder.
Objetos de investigação
Os objetos de investigação e de teorização envolvem: a compreensão da formação humana no capitalismo; a educação como esfera de socialização que se concretiza nas instituições escolar e universitária; a função e estrutura do Estado; a história, as políticas públicas e a construção do pacto social e da sociabilidade humana; a identidade das instituições educacionais e suas contradições e a consolidação do pacto social e da cultura.
Eixos temáticos
- História, Estado, Políticas Públicas e Movimentos Sociais;
- Cultura e Formação Humana;
- Trabalho, Identidade e Educação;
- Formação Humana, Artes Cênicas e Educação;
- História e Políticas educacionais.
Palavras Chaves
Formação Humana; Política; Cultura; Trabalho, História.