Estado, Política e Formação Humana

Representante

Maria Cristina da Silveira G. Fernandes

José Carlos Rothen



Ementa

A compreensão da formação humana no capitalismo; a educação como esfera de socialização que se concretiza nas instituições escolar e universitária; a função e estrutura do Estado; a história, as políticas públicas e a construção do pacto social e da sociabilidade humana; a identidade das instituições educacionais e suas contradições e a consolidação do pacto social e da cultura. Os eixos temáticos: História, Estado, Políticas Públicas e Movimentos Sociais; Cultura e Formação Humana; Trabalho, Identidade e Educação; Formação Humana, Artes Cênicas e Educação; História e Políticas educacionais. Como objetivos destaca-se: investigar os aspectos históricos, institucionais, organizacionais e culturais das práticas sociais; resgatar a história das concepções educacionais que sustentam as políticas públicas; analisar e apreender historicamente como as ideias pedagógicas e educacionais se constituem no âmbito escolar desvelando as múltiplas concepções que englobam a formação humana; analisar as relações entre as reformas do Estado e as educacionais; analisar o ordenamento jurídico que sustenta o campo educacional; discutir a participação e a luta dos movimentos sociais em prol da educação, bem como suas contribuições para o desenvolvimento político e social; investigar, no âmbito das formas de manifestações culturais, os aspectos concernentes à formação humana, com o propósito de analisar criticamente as possibilidades efetivas de emancipação social; analisar as relações entre o trabalho do professor e as identidades institucionais e profissionais; abordar as relações entre políticas públicas, gestão e organização do trabalho, sociabilidade/subjetividade e processos de saúde-doença; analisar as relações entre gestão, cultura organizacional e relações de poder. Os grupos que se inserem nesta linha são: GEPEFH - Economia Política da Educação e Formação Humana (2007); GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (2010), Observa - Observatório e pesquisa das políticas de avaliação da educação superior (2013), TRABPOLIS - Trabalho, Política e Subjetividade (2021). 

Objetivos:

    • Investigar os aspectos históricos, institucionais, organizacionais e culturais das práticas sociais;
    • Resgatar a história das concepções educacionais que sustentam as políticas públicas;
    • Analisar e apreender historicamente como as ideias pedagógicas e educacionais se constituem no âmbito escolar, desvelando as múltiplas concepções que englobam a formação humana;
    • Analisar as relações entre as reformas do Estado e as educacionais;
    • Analisar o ordenamento jurídico que sustenta o campo educacional;
    • Discutir a participação e a luta dos movimentos sociais em prol da educação, bem como suas contribuições para o desenvolvimento político e social;
    • Investigar, no âmbito das formas de manifestações culturais, os aspectos concernentes à formação humana, com o propósito de analisar criticamente as possibilidades efetivas de emancipação social.
    • Analisar as relações entre o trabalho do(a) professor(a) e as identidades institucionais e profissionais;
    • Abordar as relações entre políticas públicas, gestão e organização do trabalho, sociabilidade/subjetividade e processos de saúde-doença; 

  • Analisar as relações entre gestão, cultural organizacional e relações de poder.

Objetos de investigação 

Os objetos de investigação e de teorização envolvem: a compreensão da formação humana no capitalismo; a educação como esfera de socialização que se concretiza nas instituições escolar e universitária; a função e estrutura do Estado; a história, as políticas públicas e a construção do pacto social e da sociabilidade humana; a identidade das instituições educacionais e suas contradições e a consolidação do pacto social e da cultura. 

Eixos temáticos

  • História, Estado, Políticas Públicas e Movimentos Sociais;
  • Cultura e Formação Humana;
  • Trabalho, Identidade e Educação;
  • Formação Humana, Artes Cênicas e Educação;
  • História e Políticas educacionais.

Palavras Chaves

Formação Humana; Política; Cultura; Trabalho, História.

Professores pesquisadores envolvidos