Educação em Ciências e Matemática

Profª Drª Maria do Carmo de Sousa
Prof. Dr. Ademir Donizeti Caldeira

Ementa

A especificidade epistemológica das Ciências Naturais e Matemática confere características próprias aos processos de ensino e de aprendizagem e aos diferentes níveis e âmbitos educacionais, assim como possui condições curriculares próprias. Desse modo, a linha Educação em Ciências e Matemática investiga a formação matemática e científica nas suas relações com a história, as tecnologias, cultura e ambiente, assim como as políticas educacionais direcionadas a essas disciplinas e seus desdobramentos no âmbito escolar O objeto de investigação da linha abarca a Educação Matemática e Cientifica em seus diferentes contextos de formação. Com diversificado referencial teórico metodológico, destaca-se a perspectiva colaborativa em pesquisas-intervenção; pesquisa histórico-bibliográfica; interfaces com sociologia, filosofia, e história da educação com os seguintes eixos temáticos centrais: Formação de professores de Ciências e Matemática; Processos de ensino e de aprendizagem de Ciências e Matemática; Educação científica nas suas relações com a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em contextos formais e informais; Sociologia e Educação matemática O currículo e a Ciência como cultura; A História e a Filosofia da Ciência e da Matemática.

Objetivo

• Analisar e elaborar teorias de ensino, de aprendizagem, de práticas e de gestão desenvolvidas em escolas de diferentes níveis de ensino, incluindo-se a universidade;
  • Produzir conhecimento acadêmico científico sobre práticas e teorias para processos escolares e de gestão, com vistas à efetivação de Educação Básica e Superior para todas e todos.

Objetos de investigação

Educação cientifica e matemática em diferentes contextos de formação.

Eixos temáticos

• Conteúdos e metodologias de ensino;
  • Currículo ideal, currículo real, currículo oculto;
  • Processos de interação e de socialização;
  • Relação entre saberes e culturas na escola;
  • Avaliação e aprendizagem;
  • Gestão educacional;
  • Desenvolvimento cultural da criança.

Palavras Chaves

Escola; Ensinos; Aprendizagens; Currículo; Medição, Interação; Gestão Educacional; Teorias e Práticas Pedagógicas; Desenvolvimento Cultural Infantil e Jovens e Adultos; Jogo; Brincadeira; Educação Infantil; Criança; Organização do Trabalho Pedagógico; Desigualdades Educacionais; Relação Escola-Entorno Social; Educação de Jovens e Adultos; Pedagogia Universitária; Interculturalidade; Educação Escolar de Bebês e Crianças.

Professores pesquisadores envolvidos