Educação em Ciências e Matemática

Representante

Ademir Donizeti Caldeira
Michel Pisa Carnio

Ementa
A especificidade epistemológica das Ciências Naturais e Matemática confere características próprias aos processos de ensino e de aprendizagem aos diferentes níveis e âmbitos educacionais assim como possui especificidades curriculares próprias. Neste contexto, a linha de Educação em Ciências e Matemática investiga a formação matemática e científica nas suas relações com a cultura, história, ambiente, as tecnologias e políticas educacionais e seus desdobramentos nas disciplinas escolares específicas desses campos. Pauta-se em referenciais teórico-metodológicos plurais que incluem abordagens críticas, pós-crítica, a perspectiva educativa Ciência, Tecnologia, Educação, Sociedade e Ambiente (CTSA), o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, o paradigma da complexidade, a perspectiva colaborativa em pesquisas-intervenção; pesquisa histórico-bibliográfica; interfaces com sociologia, filosofia e história da educação. Com esses pressupostos teóricos busca-se compreender os modos como os conhecimentos científicos e matemáticos são produzidos, ensinados, apropriados e disputados na contemporaneidade. As pesquisas desenvolvidas problematizam discursos hegemônicos no campo da educação científica, explorando as relações entre ciência, linguagem, arte, cultura, currículo e subjetivação. Destacam- se investigações que tensionam os processos de formação docente, práticas de ensino, produção curricular e circulação dos saberes, considerando experiências interdisciplinares, estéticas, tecnológicas e políticas, a partir de investigações realizadas nos eixos temáticos centrais.


Eixos Temáticos
Formação de professores em Ciências e Matemática;
Processos de ensino e de aprendizagem em Ciências e Matemática;
Educação científica nas suas relações com a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em contextos formais e informais;
Educação científica e matemática crítica e pós-crítica;
Desenvolvimento do pensamento crítico e criativo;
Sociologia e Educação Matemática;
História, Filosofia e Sociologia da Ciências e da Matemática;
O currículo, políticas e cultura científica;
Arte, Linguagem e Estética na educação científica e matemática;
Divulgação e popularização da ciência.

Objetivos

  •  Problematizar e produzir quadros teóricos e metodológicos comprometidos com os processos de ensino e aprendizagem e a formação de professores no campo da Educação Científica e Matemática.
  • Conduzir projetos de pesquisa nas áreas da educação científica e matemática, comprometendo-se com o avanço do conhecimento nessas áreas, bem como com a sua inserção na formação de professores e melhoria da educação básica e popularização desses conhecimentos na sociedade de diferentes formas.
  • Propor atualizações e reformas curriculares em políticas relacionadas a educação básica e a formação de professores.
  • Explorar experiências interdisciplinares e estéticas que problematizem os modos normativos de

ensinar e aprender.

  • Contribuir para a popularização da ciência, reconhecendo seus múltiplos sentidos, linguagens e
    espaços de circulação.

Objeto de investigação
Investigar os processos formativos em Educação Científica e Matemática em suas articulações
com a cultura, a linguagem, a arte, as tecnologias e as políticas educacionais, visando problematizar
currículos, práticas pedagógicas e sentidos atribuídos à produção e à circulação dos saberes científicos e
matemáticos.

Palavras-chave: Educação em Ciências; Educação Matemática; Formação de Professores(as) de Ciências e Matemática; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; Currículo e Cultura Científica; Arte e Educação; Estética e Linguagem; Modelagem; Etnomatemática; Filosofia e Educação Matemática; Sociologia e Educação Matemática; História e Filosofia da Ciência; História e Filosofia da Matemática; Divulgação e popularização da Ciência.

Professores pesquisadores envolvidos