Educação em Ciências e Matemática
Representante
Profª Drª Maria do Carmo de Sousa
Prof. Dr. Ademir Donizeti Caldeira
Ementa
A especificidade epistemológica das Ciências Naturais e Matemática confere características próprias aos
processos de ensino e de aprendizagem e aos diferentes níveis e âmbitos educacionais, assim como possui condições curriculares próprias. Desse modo, a linha Educação em Ciências e Matemática investiga a formação matemática e científica nas suas relações com a cultura, história, ambiente, as tecnologias e políticas educacionais e seus desdobramentos nas disciplinas escolares específicas desses campos.
O objeto de investigação da linha abarca a Educação Matemática e Cientifica em seus diferentes contextos e níveis de formação. Com diversificado referencial teórico metodológico, destaca-se a
perspectiva educativa Ciência, Tecnologia, Educação, Sociedade e Ambiente (CTSA), o desenvolvimento
do pensamento crítico e criativo, o paradigma da complexidade, a perspectiva colaborativa em pesquisas-
intervenção; pesquisa histórico-bibliográfica; interfaces com sociologia, filosofia, e história da educação
com os seguintes eixos temáticos centrais:
- Formação de professores em Ciências e Matemática;
- Processos de ensino e de aprendizagem em Ciências e Matemática;
- Educação científica nas suas relações com a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em contextos formais e informais;
- Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Criativo;
- Educação Científica na perspectiva crítica;
- Sociologia e Educação matemática;
- O currículo e a Ciência como cultura;
- A História e a Filosofia da Ciência e da Matemática.
Objetivo
- Problematizar e produzir quadros teóricos e metodológicos comprometidos com os processos de
ensino e aprendizagem e a formação de professores no campo da Educação Científica e
Matemática.
- Conduzir projetos de pesquisa nas áreas da educação científica e matemática, comprometendo-se
com a inovação e o avanço do conhecimento nessas áreas, bem como com a sua inserção na
formação de professores e melhoria da educação básica e popularização desses conhecimentos na
sociedade de diferentes formas.
- Propor atualizações e reformas curriculares em políticas relacionadas a educação básica e a
formação de professores.
Objetos de investigação
O objeto de investigação abrange a Educação Científica e Matemática em diferentes contextos de
formação.
Eixos temáticos
- Formação de professores em Ciências e Matemática;
- Processos de ensino e de aprendizagem em Ciências e Matemática;
- Educação científica nas suas relações com a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em contextos formais e informais;
- Educação científica crítica;
- Desenvolvimento do pensamento crítico e criativo;
- Sociologia e Educação matemática;
- História e Filosofia da Matemática e da Lógica;
- O currículo e a Ciência como cultura;
- A História da Ciência.
Palavras Chaves
Educação em Ciências; Educação Matemática; Formação de Professores(as) de Ciências e Matemática;
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; Modelagem; História da Matemática; Etnomatemática;
Filosofia e Educação Matemática; Sociologia e Educação Matemática.