Educação em Ciências e Matemática

A especificidade epistemológica das Ciências Naturais e Matemática confere características próprias aos processos de ensino e de aprendizagem e aos diferentes níveis e âmbitos educacionais, assim como possui condições curriculares próprias. Desse modo, a linha Educação em Ciências e Matemática investiga a formação matemática e científica nas suas relações com a cultura, história, ambiente, as tecnologias e políticas educacionais e seus desdobramentos nas disciplinas escolares específicas desses campos. O objeto de investigação da linha abarca a Educação Matemática e Cientifica em seus diferentes contextos e níveis de formação. Com diversificado referencial teórico metodológico, destaca-se a perspectiva educativa Ciência, Tecnologia, Educação, Sociedade e Ambiente (CTSA), o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, o paradigma da complexidade, a perspectiva colaborativa em pesquisas- intervenção; pesquisa histórico-bibliográfica; interfaces com sociologia, filosofia, e história da educação com os seguintes eixos temáticos centrais: Formação de professores em Ciências e Matemática; Processos de ensino e de aprendizagem em Ciências e Matemática; Educação científica nas suas relações com a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em contextos formais e informais; Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Criativo; Educação Científica na perspectiva crítica; Sociologia e Educação matemática; O currículo e a Ciência como cultura; A História e a Filosofia da Ciência e da Matemática.

Representante

Profª Drª Maria do Carmo de Sousa
Prof. Dr. Ademir Donizeti Caldeira

Ementa

A especificidade epistemológica das Ciências Naturais e Matemática confere características próprias aos
processos de ensino e de aprendizagem e aos diferentes níveis e âmbitos educacionais, assim como possui condições curriculares próprias. Desse modo, a linha Educação em Ciências e Matemática investiga a formação matemática e científica nas suas relações com a cultura, história, ambiente, as tecnologias e políticas educacionais e seus desdobramentos nas disciplinas escolares específicas desses campos. 
O objeto de investigação da linha abarca a Educação Matemática e Cientifica em seus diferentes  contextos e níveis de formação. Com diversificado referencial teórico metodológico, destaca-se a
perspectiva educativa Ciência, Tecnologia, Educação, Sociedade e Ambiente (CTSA), o desenvolvimento

do pensamento crítico e criativo, o paradigma da complexidade, a perspectiva colaborativa em pesquisas-
intervenção; pesquisa histórico-bibliográfica; interfaces com sociologia, filosofia, e história da educação

com os seguintes eixos temáticos centrais:

  • Formação de professores em Ciências e Matemática;
  • Processos de ensino e de aprendizagem em Ciências e Matemática;
  • Educação científica nas suas relações com a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em contextos formais e informais;
  • Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Criativo;
  • Educação Científica na perspectiva crítica;
  • Sociologia e Educação matemática;
  • O currículo e a Ciência como cultura;
  • A História e a Filosofia da Ciência e da Matemática.



Objetivo

  • Problematizar e produzir quadros teóricos e metodológicos comprometidos com os processos de
    ensino e aprendizagem e a formação de professores no campo da Educação Científica e
    Matemática.

  • Conduzir projetos de pesquisa nas áreas da educação científica e matemática, comprometendo-se
    com a inovação e o avanço do conhecimento nessas áreas, bem como com a sua inserção na
    formação de professores e melhoria da educação básica e popularização desses conhecimentos na
    sociedade de diferentes formas.

  • Propor atualizações e reformas curriculares em políticas relacionadas a educação básica e a
    formação de professores.

Objetos de investigação

O objeto de investigação abrange a Educação Científica e Matemática em diferentes contextos de
formação.

Eixos temáticos

  • Formação de professores em Ciências e Matemática;
  • Processos de ensino e de aprendizagem em Ciências e Matemática;
  • Educação científica nas suas relações com a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em contextos formais e informais;
  • Educação científica crítica;
  • Desenvolvimento do pensamento crítico e criativo;
  • Sociologia e Educação matemática;
  • História e Filosofia da Matemática e da Lógica;
  • O currículo e a Ciência como cultura;
  • A História da Ciência.

Palavras Chaves

Educação em Ciências; Educação Matemática; Formação de Professores(as) de Ciências e Matemática;
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; Modelagem; História da Matemática; Etnomatemática;
Filosofia e Educação Matemática; Sociologia e Educação Matemática.

Professores pesquisadores envolvidos