Programa

    Missão

    Formar professores-pesquisadores em nível de mestrado e de doutorado, realizar pesquisas e produzir conhecimentos de relevância acadêmica e social que possibilitem a superação das desigualdades sociais e o avanço da educação brasileira.

    Valores

    O PPGE pauta-se pelos seguintes valores: excelência acadêmica; inclusão social; inserção social; diálogo nacional e internacional; e pluralidade de saberes.

    Objetivos

    O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar) propõe-se, prioritariamente, a fomentar a qualidade do ensino e da pesquisa em Pós-Graduação por meio da produção de conhecimentos voltados para possibilidades de superação das desigualdades sociais, impulsionando investigações que apresentem potencialmente relevância social em diferentes campos da área educacional. O ensino e as pesquisas desenvolvidos pelo PPGE–UFSCar têm como compromisso, em suas diferentes frentes, a valorização das diversidades, o respeito pela pluralidade de concepções teóricas, metodológicas e de práxis educativas. Coerentemente com sua construção histórica, o programa abrange temas tradicionalmente presentes desde a sua criação, acrescidos de perspectivas mais recentes e inovadoras, asseverando, na busca de unidade na diversidade, o seu comprometimento com o desenvolvimento de um projeto de pós-graduação dotado de identidade própria e de relevância para a educação brasileira. A perspectiva de desenvolvimento de pesquisas com enfoque na superação das desigualdades sociais possibilitou a construção de um projeto dotado de identidade própria, por meio do desenvolvimento de propostas que ampliaram as perspectivas educativas para espaços não escolares, superando as concepções de áreas de atuação tradicionais da educação. Incluindo em seu corpo docente pesquisadores de diferentes origens acadêmicas, o PPGE-UFSCar abre espaço para pesquisas que apresentem interface com outras áreas, que também apresentam potencialidade de práticas para a superação das desigualdades sociais. Em conformidade com a perspectiva social, o PPGE-UFSCar tem estabelecido ampla relação com a comunidade externa à universidade, em especial as redes de ensino público, atuando ainda por meio de diferentes redes sociais.

    O regimento interno do PPGE assim define seus objetivos:

    Art. 1º - As atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação e Ciências Humanas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), estruturam-se em conformidade ao que estabelece o Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação da UFSCar, abrangendo estudos e trabalhos de formação acadêmica nos níveis de Mestrado e de Doutorado.

    § 1º - O Mestrado tem por finalidade: I - possibilitar ao mestrando condições de desenvolver trabalhos de investigação e de ensino, na área da Educação, que demonstrem o domínio dos instrumentos conceituais e metodológicos essenciais na área, qualificando-o para a docência no ensino superior e para a pesquisa; II - desenvolver habilidades, atitudes e valores necessários a permanente análise e reflexão capazes de garantir um processo de tomada de decisão crítica, criativa e responsável, considerando situações de natureza profissional ou social, bem como um desempenho eficiente de papéis profissionais, seja como professor de ensino superior, como pesquisador educacional, ou como especialista; III -propiciar condições para a realização de pesquisas que redundem em contínuo aprimoramento do padrão científico, técnico e didático da Educação.

    § 2º - O Doutorado, além de incorporar os objetivos do Mestrado, propicia ao doutorando as condições para um trabalho de investigação que represente uma contribuição real, original e criativa, na área da Educação, e que demonstre sua qualificação para formar pessoal em nível de Mestrado e Doutorado.