Histórico

A pró-reitora de pós-graduação coordena as políticas e os processos de autoavaliação da pós-graduação da UFSCar, articulada com a Comissão Própria de Avaliação da universidade. Os relatórios anuais da CPA/UFSCar apresentam a avaliação do desempenho global da Universidade (disponível em https://www.cpa.ufscar.br/relatorios (link externo)).

O processo de criação e institucionalização da Comissão Própria de Avaliação do PPGE – UFSCar foi iniciado no mês de abril de 2017, sob a iniciativa da professora doutora Rosa Maria Moraes Anunciato, coordenadora do PPGE à época. Ainda em 2016, a tendência de intensificação dos processos de autoavaliação dos Programas foi objeto de discussão no FORPRED e a Profa. Rosa entendeu que o PPGE deveria criar a sua comissão também. Assim, alguns professores do PPGE, de linhas de pesquisa distintas, com alguma experiência em avaliação institucional, foram convidados para participar da CPA. Inicialmente, os professores que integraram a Comissão foram: Prof. Dr. José Carlos Rothen, Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes, Profa. Dra. Emilia Freitas de Lima e o Prof. Dr. Fernando Donizete Alves. Mas a CPA não poderia ser composta apenas por docentes e logo nas primeiras reuniões, os professores indicaram a necessidade de ampliação da Comissão com representantes discente, técnico-administrativo e da sociedade civil.

A definição da representação discente, tanto de mestrado quanto de doutorado, foi feita pelos próprios discentes, por meio de reuniões específicas para este fim. Um servidor técnico administrativo foi escolhido entre os dois que à época trabalhavam no PPGE; e o representante da sociedade civil foi integrado à CPA no ano de 2019, atuando tanto na definição dos instrumentos de avaliação como na análise dos dados levantados. Outro importante papel do representante externo foi na meta-avaliação dos procedimentos realizados.
Assim, no mês de maio de 2017 a comissão de implantação da CPA-UFSCar era composta pelos seguintes integrantes: Professores Doutores José Carlos Rothen, Luiz Roberto Gomes, Emília Freitas de Lima e Fernando Donizete Alves; doutorando Júlio C. Francisco; mestranda Ana Carolina Domingues; e servidor técnico-administrativo Edmundo Eduardo Valdés.

As primeiras atividades da comissão de implantação da CPA foram: articulação com a avaliação institucional realizada pela CPA da UFSCar, conhecimento das normativas e do plano de avaliação institucional da UFSCar, elaboração do regimento da CPA; discussão preliminar do significado do processo de autoavaliação do Programa; discussão sobre as dimensões da avaliação; análise do Projeto Político Pedagógico do Programa; pertinência das diretrizes da CAPES na definição da vida interna do Programa; o percurso formativo dos estudantes com base nos objetivos do Programa; o perfil dos ingressantes e egressos, bem como, a produção acadêmica e o impacto social do Programa.
Após três meses de trabalhos intensos da comissão de implantação, a minuta do regimento interno da CPA foi encaminhada à CPG, que a aprovou na 427ª. reunião ordinária, realizada no dia 19/06/2017. Assim, a CPA-UFSCAR foi oficializada por meio da Norma Complementar 02/2017 (Disponível em http://www.ppge.ufscar.br/wp-content/uploads/2017/08/Norma-03_2017_-CPA_PPGE.pdf (link externo)). O artigo 2 da referida Norma definiu o que compete à CPA:

  1. Coordenar os processos internos de avaliação do PPGE;
  2. Constituir subcomissões de avaliação;
  3. Elaborar e analisar relatórios e pareceres, bem como encaminhá-los às instâncias do PPGE;
  4. Emitir parecer sobre os resultados da avaliação quadrienal da CAPES;
  5. Oferecer subsídios para a elaboração de projetos, programas e ações que proporcionem a melhoria institucional do PPGE/UFSCar.

Formalmente instituída, a primeira gestão, com mandato de dois anos para os docentes, TAs e representante da sociedade civil, e de um ano para os discentes, ambas com permissão de uma recondução, foi composta pelos seguintes membros: Prof. Dr. José Carlos Rothen (presidente e professor da linha de pesquisa de Estado, Política e Formação Humana), Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes (professor da linha de pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade), Profa. Dra. Carmen Lucia Brancaglion Passos (professora da linha de pesquisa de Educação em Ciências e Matemática), Prof. Dr. Fernando Donizete Alves (professor da linha de pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos), Júlio C. Francisco (representante discente do doutorado), Ana Carolina Domingues (representante discente do mestrado) e Edmundo Eduardo Valdés (Técnico-Administrativo). Essa comissão, que permaneceu atuante até setembro de 2018, realizou várias atividades, com diversas reuniões, das quais:

  1. Entrevistas com a coordenadora e com as ex-coordenadoras do Programa, que estavam à frente da gestão desde o seu processo de reestruturação: Profa. Dra. Anete Abramowicz, Profa. Dra. Marisa Bittar, Profa. Dra. Carmen Lucia Brancaglion Passos e Profa. Dra. Rosa Maria Moraes Anunciato. Essas entrevistas foram importantes, no sentido da compreensão do funcionamento do Programa, das dificuldades/desafios da gestão e, principalmente, da relevância histórica e das potencialidades do PPGE;
  2. Identificação dos documentos (internos e externos) e fontes de informação sobre o PPGE;
  3. Discussão preliminar sobre os objetivos, perfil dos alunos ingressantes e dos egressos, possíveis dimensões e instrumentos de avaliação do Programa;
  4. No ano de 2018 foi feito o levantamento e sistematização das informações das fichas dos cadastros dos alunos ingressantes nos anos de 2014 a 2017, com o objetivo de identificar o perfil dos alunos que procuram o PPGE;
  5. Discussão preliminar sobre a elaboração do questionário de avaliação diagnóstica aplicada no encontro de recepção dos alunos ingressantes em 2019;
  6. Discussão preliminar sobre a elaboração de itens de um formulário da CPA para verificar a percepção dos alunos sobre o PPGE.

A norma prevê a seguinte composição da CPA:

  1. Quatro representantes do corpo docente, de diferentes linhas de pesquisa, indicados
    pelo Colegiado Docente;
  2. Três representantes do corpo discente, regularmente matriculados; sendo dois do
    doutorado e um do mestrado, indicados pelos seus pares;
  3. Um representante do corpo técnico-administrativo, indicado pelos seus pares;
  4. Um representante externo, indicado pela Coordenação do Programa.

Em setembro de 2018, com a eleição da nova coordenação do Programa, o Prof. Dr. José Carlos Rothen, eleito, deixou a CPA e essa passou a ser composta pelos seguintes integrantes: Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes (presidente e professor da linha de pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade); Prof. Dr. Fernando Donizete Alves (professor da linha de pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos); Profa. Dra. Carmen Lucia Brancaglion Passos (professora da linha de pesquisa de Educação em Ciências e Matemática); Prof. Dr. Carlos Roberto Massao Hayashi (professor da linha de pesquisa História, Filosofia e Sociologia da Educação); Josiane Leme e Daniela Bellini como representantes discente (doutorado) e Marcos Gonçalves (mestrado); Silvana Félix (representante TA). No início do ano de 2019, a Profa. Dra. Maria Eliza Nogueira Oliveira (professora da Universidade do Oeste Paulista - Unoeste) integrou a CPA como representante da sociedade civil.

No ano de 2019, as atividades ficaram concentradas na sistematização e análise dos dados referentes às expectativas dos alunos ingressantes (2019), na aplicação e sistematização dos dados do questionário dos discentes e apresentação do trabalho da CPA e dados coligidos até então, no Seminário de Dissertações e Teses, do PPGE, no dia 15/10/2019.

No primeiro semestre de 2020, com a Pandemia da Covid-19, as atividades da Comissão ficaram circunscritas à sistematização dos dados já coletados, ao encaminhamento dos resultados da avaliação dos alunos às linhas de pesquisa, apresentação dos resultados preliminares na reunião do Colegiado do PPGE, redação do relatório de gestão e encaminhamentos para a composição de uma nova comissão para dar continuidade aos trabalhos. Em junho de 2020, a CPA passou a ser composta pelos seguintes integrantes: Profa. Dra Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes (presidente e representante da linha de pesquisa de Estado, Política e Formação Humana); Prof. Dr. Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa (professor da linha de pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade); Prof. Dr. Carlos Roberto Massao Hayashi (professor da linha de pesquisa História, Filosofia e Sociologia da Educação); Profa. Dra. Denise de Freitas (professora da linha Educação em Ciências e Matemática); Josiane Leme, Daniela Bellini e Fernando Silva como representantes discentes (doutorado); Ana Paula Silveira e Breno Blundi (mestrado) e Thais Danini (Estagiária – TA) o Prof Adolfo Ignacio Calderón Flores (Professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas) integrou a CPA como representante da sociedade civil.

Essa nova comissão terá como tarefa mais imediata as seguintes ações:

  1. Concluir o relatório de atividades (2017-2019) em processo de elaboração e revisão feito pelo professor Luiz Roberto Gomes (presidente anterior);
  2. Analisar os dados coletados com base nos objetivos e percurso formativo dos estudantes do PPGE (perfil dos egressos, expectativas dos alunos e questionário dos alunos);
  3. Entrevistar a TA e Estagiários;
  4. Montar grupos focais com alunos (seminários) a partir das questões preliminares apontadas pelas Linhas;
  5. Montar grupos focais com professores (seminários) a partir das questões preliminares apontadas pelas Linhas;
  6. Revisar os itens do questionário dos discentes, para uma nova aplicação em 2021, sucessivamente a cada 2 anos.
  7. Elaborar indicadores para o Planejamento Estratégico do PPGE.

As dimensões da avaliação

Ainda no ano de 2017 e durante o ano de 2018, a CPA discutiu e estruturou, inicialmente, de forma não definitiva, as nove dimensões que deveriam integrar o processo de autoavaliação do Programa:

  1. Objetivos do Programa e Perfil do Egresso;
  2. Linhas de Pesquisa;
  3. Percurso Formativo (mestrado e doutorado);
  4. Produção Acadêmica;
  5. Infraestrutura;
  6. Financiamento;
  7. Políticas de Gestão do PPGE (CPG, Comissões, Normas);
  8. Inserção acadêmica (nacional e internacional);
  9. Impacto Social.

Tais dimensões permitem o acompanhamento e a avaliação das metas do PPGE e das atividades realizadas.

Os instrumentos de avaliação

Um conjunto de instrumentos foi pensado, a partir de diversas fontes, como forma de obtenção de informações que pudessem subsidiar o trabalho da Comissão. Além da leitura e análise dos documentos internos do PPGE, os documentos de área e o relatório de avaliação externa da Capes foram definidos como fontes importantes de acesso às informações. No período de setembro de 2017 a agosto de 2020, diversas atividades foram desenvolvidas: entrevista com os coordenadores que atuaram desde o período da reestruturação do PPGE (2010); levantamento, em 2018, do perfil dos alunos ingressantes, a partir das fichas de inscrição dos alunos matriculados nos anos de 2014 a 2017; avaliação diagnóstica da expectativa dos alunos ingressantes em 2019; questionário aplicado a todos os estudantes matriculados em 2019, com o objetivo de aferir sua percepção sobre o PPGE. A sistematização das informações coletadas e a análise preliminar das linhas de pesquisa serão apresentadas no próximo tópico deste relatório.

As indicações de melhoria provenientes do processo de autoavaliação são apresentadas ao final deste texto. O relatório completo da CPA encontra-se no Anexo 5 “Relatório da CPA”.