História, Filosofia e Sociologia da Educação

Representante

Profª. Drª Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi

Ementa

Essa Linha dedica-se a pesquisar a educação como processo de formação humana no contexto histórico de cada época (Brasil e mundo). Privilegia a construção da escola em perspectiva histórica e política buscando as suas origens e destacando as lutas pela sua universalização e democratização. Investiga as concepções que marcaram essa história e reflete sobre a questão da centralidade da escola desde a revolução técnico-científica. As pesquisas realizadas nessa Linha consideram os professores, as crianças e os jovens como principais sujeitos históricos dessa larga trajetória, realçando a sua relação com a aprendizagem. Também se dedicam a estudar as correntes clássicas da Sociologia da Educação para a compreensão dos fenômenos relacionados à escolaridade da juventude, além de aplicarem o aporte teórico da Sociologia para a compreensão dos movimentos sociais ligados à educação. Seus docentes consideram a dimensão filosófica desenvolvendo estudos sobre as correntes de pensamento que marcam o campo da Educação, as instituições escolares, as políticas educacionais e a relação entre educação e trabalho. Completando o perfil da Linha, o mapeamento da produção científica em Educação, tanto em seus aspectos quantitativos quanto nos qualitativos, vem sendo sistematicamente realizado cobrindo os importantes temas aqui citados e os diferentes períodos educacionais. Os professores e estudantes dessa Linha participam de diferentes projetos, grupos e associações acadêmicas. Por sua característica de interface, destacamos o Grupo “Sociedade, Estado e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFSCar” criado em 2005 por docentes da Linha.

Eixos temáticos

• Análise da produção do conhecimento científico em Educação: abordagens quantitativas e qualitativas mediadas pelos aportes das análises bibliométricas e de conteúdo aplicadas na avaliação de periódicos, artigos científicos e outros materiais documentais disponíveis em bases de dados nacionais e internacionais
  • História da Educação: o surgimento da escola; a construção dos sistemas educacionais; as lutas pela universalização e democratização da educação no mundo
  • História da Educação Brasileira: da pedagogia brasílica aos dias atuais, abrangendo estudos sobre instituições escolares; políticas e concepções pedagógicas; movimento docente e estudantil; construção do sistema educacional brasileiro.
  • Filosofia da Educação: da Paidéia homérica à concepção omnilateral de formação humana; correntes clássicas de pensamento; concepções filosóficas presentes na educação brasileira.
  • Sociologia da Educação – Aplicação das correntes clássicas da Sociologia da Educação para a compreensão dos fenômenos relacionados à escolaridade da juventude. O aporte teórico da Sociologia para a compreensão dos movimentos sociais ligados à educação.

Palavras Chaves

História da Educação; Filosofia da Educação; Sociologia da Educação; Produção Científica em Educação.

Professores pesquisadores envolvidos