História, Filosofia e Sociologia da Educação

Representante

Vagno Emygdio Machado Dias

Denise Maria Reis



Ementa

Essa Linha dedica-se a pesquisar a Educação como processo de formação humana no contexto histórico de cada época (Brasil e mundo). Privilegia a construção da escola em perspectiva histórica e política buscando as suas origens e destacando as lutas pela sua universalização e democratização. Investiga as concepções que marcaram essa história e reflete sobre a questão da centralidade da escola desde a revolução técnico-científica. As pesquisas realizadas nessa Linha consideram os professores, as crianças e os jovens como principais sujeitos históricos dessa larga trajetória, realçando a sua relação com a aprendizagem. Também se dedicam a estudar as correntes clássicas da Sociologia da Educação para a compreensão dos fenômenos relacionados aos processos de escolarização das juventudes, além de aplicarem o aporte teórico da Sociologia para a compreensão dos movimentos sociais ligados à Educação. Seus docentes consideram a dimensão filosófica, desenvolvendo estudos sobre as correntes de pensamento que marcam o campo da Educação, as instituições escolares, as políticas educacionais e a relação entre educação e trabalho. Completando o perfil da Linha, o mapeamento da produção científica em Educação, tanto em seus aspectos quantitativos quanto nos qualitativos, vem sendo sistematicamente realizado cobrindo os importantes temas aqui citados e os diferentes períodos educacionais a partir da análise da produção do conhecimento científico em Educação: abordagens quantitativas e qualitativas mediadas pelos aportes das análises bibliométricas e de conteúdo aplicadas na avaliação de periódicos, artigos científicos e outros materiais documentais disponíveis em bases de dados nacionais e internacionais. Os professores e estudantes dessa Linha participam de diferentes projetos, grupos e associações acadêmicas, entre os quais o Grupo que reúne seus docentes e discentes, denominado “Fundamentos Teóricos da Educação”.

Palavras Chaves: História da Educação; Filosofia da Educação; Sociologia da Educação; Produção Científica em Educação.

Professores pesquisadores envolvidos