Poliana Bruno Zuin

Vínculo: Professora

Biografia: Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre e Doutora em Educação – Linha Processos de Ensino e Aprendizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Possui dois Pós-Doutorados em: Linguística (PPGL-UFSCar); e Educação (DED-UFSCar). É professora na Unidade de Atendimento à Criança (UAC-UFSCar) e docente nos Programas de Pós-Graduação em Linguística (PPGL-UFSCar) e em Educação (PPGE-UFSCar). Coordena o Grupo de Pesquisa “Práticas de Letramento e Ensino e Aprendizado da Língua Materna” (CNPQ) e o Programa de Extensão “Linguagens na Educação Infantil – LEDIF”. Seus estudos e pesquisas voltam-se à formação de professores e processos de ensino e aprendizado, considerando a necessária parceria entre professores e famílias em prol das crianças enquanto sujeitos históricos que se inserem no mundo e com o mundo. Articulando a psicologia histórico-cultural, a perspectiva discursiva de Bakhtin e o constructo teórico e metodológico de Paulo Freire, atua nos seguintes temas: processos de ensino-aprendizagem; formação de professores nas modalidades presencial e à distância; práticas de letramento; parceria escola-família; diferentes linguagens das crianças; documentação e registro pedagógico.

Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa “Práticas de Letramento e Ensino e Aprendizado da Língua Materna” 

Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais

e-mail: polianazuin@ufscar.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0389350936548546