Educação, Cultura e Subjetividade

Representante

Flávio Caetano da Silva

Daniel Ribeiro Silva Mill

Ementa: 

Esta linha de pesquisa investiga as formas de constituição das subjetividades nas práticas socioculturais e suas manifestações nos novos processos educacionais, com o advento das tecnologias digitais e das novas formas de expressão artística. Tem como objetos de investigação tanto as formas de constituição de subjetividades nos seus processos de subjetivação quanto na sua dimensão cultural. A linha Educação, Cultura e Subjetividade encontra seu fundamento teórico na crítica ao processo de racionalização ocidental que caracteriza a ideia hegemônica de Modernidade por meio de estudos sobre a eficácia das estratégias de poder que, no Ocidente moderno, encontram-se vinculadas à exclusão de outros saberes periféricos. Busca apoio teórico em diferentes autores e autoras que servem como referenciais para esta análise e desconstrução, como os mestres da suspeita apontados por Ricoeur: Marx, Nietzsche e Freud, as provocações trazidas por autores e autoras da Escola de Frankfurt, as contribuições dos Estudos Culturais, dos estudos Pós-Estruturalistas, dos estudos Feministas e LGBTQIAP2+, dos estudos Étnico-raciais, dos estudos sobre Neurociência e Cognição, dos estudos sobre a Relação com o Saber e narrativas de vida como processo de formação, dos estudos sobre Educação, Trabalho, Tecnologias e Linguagens, dos estudos do campo da ciências contemplativas e das emoções, da história das ideias pedagógicas entre outras contribuições contemporâneas. Compreende a importância das figuras do aprender e da Relação com o Saber de Bernard Charlot, além da formação em mentoria de diretores escolares e da relação com as diferentes formas artísticas e suas novas performatividades e também com as tecnologias digitais, que induziram transformações nos modos de ensinar, aprender e ser, no exercício profissional da docência e da gestão escolar e educacional, e suas políticas públicas de educação. Isso tudo faz com que temas como a educação digital, a educação a distância, a inteligência artificial, os multiletramentos, a inclusão e cidadania digital, o teletrabalho, a neurociência, a educação socioemocional, a mediação escolar e as novas formas de performance artística tornem-se também temas atuais importantes a serem debatidos na educação.

Descrição das temáticas - Eixos temáticos:

Estudos culturais e educação

Filosofias da diferença e educação

Diferenças e educação

Educação, literatura, cinema e outras artes

Educação, gênero e sexualidade

Indústria cultural e educação

Violências e conflitos: sociais, escolares, bullying e cyberbullying

Relações de poder e cultura

Relações étnico-raciais e educação

Teoria crítica e educação

Políticas públicas e gestão educacional

Formação em mentoria de diretores escolares

Narrativas de vida como processo de formação

Produção de subjetividades e gestão escolar

Relação com o saber

Formação e Mentoria de profissionais da educação

Educação infantil, políticas, práticas pedagógicas

História das ideias pedagógicas

Hermenêutica objetiva e educação

Educação socioemocional em ambientes escolares e não escolares

Neurociência, ciências contemplativas e educação

Neurociência, cognição e tecnologias

Educação e tecnologias

Cidadania e inclusão digital

Educação e inteligência artificial

Trabalho, educação e tecnologias

Saberes, competências e fluência digital

Linguagens e tecnologias

Políticas Públicas de educação

Palavras-Chaves:

Estudos culturais e Educação; Diferenças e Educação; Relações de poder e processos de subjetivação; Educação, gênero e sexualidade; Relações étnico-raciais e educação; Formação Ético-Política; Políticas Públicas e Gestão Educacional e Escolar; Formação e Mediação para Profissionais da Educação; Artes, linguagens e educação; Bullying e Cyberbullying; Educação e Tecnologias; Linguagens e Tecnologias; Cidadania e Inclusão na Cultura Digital; Neurociência, Educação Socioemocional e Cognição; Educação e Inteligência Artificial; Trabalho, Educação e Tecnologias; Desenvolvimento Profissional Docente.

Professores pesquisadores envolvidos