Educação, Cultura e Subjetividade
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Ementa:
Esta linha de pesquisa investiga as formas de constituição das subjetividades nas práticas socioculturais e suas manifestações nos novos processos educacionais, com o advento das tecnologias digitais e das novas formas de expressão artística. Tem como objetos de investigação tanto as formas de constituição de subjetividades nos seus processos de subjetivação quanto na sua dimensão cultural. A linha Educação, Cultura e Subjetividade encontra seu fundamento teórico na crítica ao processo de racionalização ocidental que caracteriza a ideia hegemônica de Modernidade por meio de estudos sobre a eficácia das estratégias de poder que, no Ocidente moderno, encontram-se vinculadas à exclusão de outros saberes periféricos. Busca apoio teórico em diferentes autores e autoras que servem como referenciais para esta análise e desconstrução, como os mestres da suspeita apontados por Ricoeur: Marx, Nietzsche e Freud, as provocações trazidas por autores e autoras da Escola de Frankfurt, as contribuições dos Estudos Culturais, dos estudos Pós-Estruturalistas, dos estudos Feministas e LGBTQIAP2+, dos estudos Étnico-raciais, dos estudos sobre Neurociência e Cognição, dos estudos sobre a Relação com o Saber e narrativas de vida como processo de formação, dos estudos sobre Educação, Trabalho, Tecnologias e Linguagens, dos estudos do campo da ciências contemplativas e das emoções, da história das ideias pedagógicas entre outras contribuições contemporâneas. Compreende a importância das figuras do aprender e da Relação com o Saber de Bernard Charlot, além da formação em mentoria de diretores escolares e da relação com as diferentes formas artísticas e suas novas performatividades e também com as tecnologias digitais, que induziram transformações nos modos de ensinar, aprender e ser, no exercício profissional da docência e da gestão escolar e educacional, e suas políticas públicas de educação. Isso tudo faz com que temas como a educação digital, a educação a distância, a inteligência artificial, os multiletramentos, a inclusão e cidadania digital, o teletrabalho, a neurociência, a educação socioemocional, a mediação escolar e as novas formas de performance artística tornem-se também temas atuais importantes a serem debatidos na educação.
Descrição das temáticas - Eixos temáticos:
Estudos culturais e educação
Filosofias da diferença e educação
Diferenças e educação
Educação, literatura, cinema e outras artes
Educação, gênero e sexualidade
Indústria cultural e educação
Violências e conflitos: sociais, escolares, bullying e cyberbullying
Relações de poder e cultura
Relações étnico-raciais e educação
Teoria crítica e educação
Políticas públicas e gestão educacional
Formação em mentoria de diretores escolares
Narrativas de vida como processo de formação
Produção de subjetividades e gestão escolar
Relação com o saber
Formação e Mentoria de profissionais da educação
Educação infantil, políticas, práticas pedagógicas
História das ideias pedagógicas
Hermenêutica objetiva e educação
Educação socioemocional em ambientes escolares e não escolares
Neurociência, ciências contemplativas e educação
Neurociência, cognição e tecnologias
Educação e tecnologias
Cidadania e inclusão digital
Educação e inteligência artificial
Trabalho, educação e tecnologias
Saberes, competências e fluência digital
Linguagens e tecnologias
Políticas Públicas de educação
Palavras-Chaves:
Estudos culturais e Educação; Diferenças e Educação; Relações de poder e processos de subjetivação; Educação, gênero e sexualidade; Relações étnico-raciais e educação; Formação Ético-Política; Políticas Públicas e Gestão Educacional e Escolar; Formação e Mediação para Profissionais da Educação; Artes, linguagens e educação; Bullying e Cyberbullying; Educação e Tecnologias; Linguagens e Tecnologias; Cidadania e Inclusão na Cultura Digital; Neurociência, Educação Socioemocional e Cognição; Educação e Inteligência Artificial; Trabalho, Educação e Tecnologias; Desenvolvimento Profissional Docente.