Educação, Cultura e Subjetividade

Representante

Prof. Dr. Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa

Ementa

Investiga as formas de constituição das subjetividades nas práticas socioculturais e suas manifestações nos processos educacionais. Tem como objetos de investigação: formas de constituição de subjetividades, processos de subjetivação e sua dimensão cultural. A linha Educação Cultura e Subjetividade encontra seu fundamento teórico na crítica ao processo de racionalização que caracteriza a modernidade por meio de estudos sobre a eficácia das estratégias de poder que, no Ocidente moderno, encontram-se vinculadas ao exercício da racionalidade. De Nietzsche a Fanon, passando-se por Max Weber, pela teoria crítica, incorporando as concepções de Bourdieu, Habermas e Foucault, é a crítica á promessa das luzes, à racionalidade como projeto de emancipação da Auflkärung, que se encontra no ponto fulcral que delineia os projetos da linha. Trata-se de interrogar-se o projeto da modernidade, determinando os seus limites, seus abusos, suas falsas promessas de igualdade, por meio de estudos que revelem a constituição de uma racionalidade que se configurou como despótica, não deixando de apontar, também, para as possibilidades de sua ruptura. Nietzsche é o ponto de inflexão teórico. Por meio de sua crítica impiedosa à razão monolítica ocidental, que se pretende universal e atemporal e cuja normatividade recusa tudo o que não é perene, abre-se um amplo campo de estudo voltado para a esfera da vida, marcadamente efêmera e transitória. À critica nietzscheana, acrescentem-se, seus leitores: Max Weber e os estudos da ascese e processo de racionalização e secularização do Ocidente moderno; os autores da teoria crítica, marcadamente Theodor Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin e Jürgen Habermas que também denunciaram o caráter repressivo da razão ocidental e Michael Foucault, cujos estudos sobre a biopolítica e as relações entre poder e saber, permitiram a compreensão do papel dos dispositivos nos processos de subjetivação. A denúncia do caráter despótico da cultura ocidental encontra em Frantz Fanon, também leitor de Nietzsche, um dos seus maiores expoentes, ao teorizar sobre os processos de racialização que abriram caminho para os estudos da epistemologia colonizadora ocidental e da diáspora negra. Eixos temáticos • Artes, Linguagens e Corporeidades, Fotografia, Cinema e Educação Visual • Diferenças e Estudos Culturais; Relações de Poder e Cultura • Educação, Gênero e Sexualidade • Indústria Cultural e Educação; Teoria Crítica e Educação; Violências e Conflitos: Sociais, Escolares, Bullying e Cyberbullying • Relações Étnico-raciais, Racismo, Processos de Racialização e Diáspora Negra • Racionalidade e Processos de Racionalização no Ocidente • Infância, educação infantil e diferença, sociologia da infância. • Hermenêutica Objetiva e Teoria Pedagógica com Base Empírica • Produção de Subjetividades e Gestão escolar Os pesquisadores e pesquisadoras da linha fundamentam seus estudos e pesquisas em diferentes referenciais teóricos, que se articulam e estabelecem interfaces críticas às formas sociais de poder e de controle que, ao internalizarem e subjetivarem determinados processos disciplinares, produzem sujeitos sociais dirigidos e controlados, suscetíveis a um processo de dominação autoritário. O referencial teórico é constituído pelos estudos de Friedrich Nietzsche; pela Teoria Crítica frankfurtiana, fundamentados principalmente nos escritos de Theodor Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin, Herbert Marcuse, Jürgen Habermas e Axel Honneth; pelos estudos de Max Weber e Bourdieu; pelos referenciais analíticos sobre discurso e poder dos estudos de Michel Foucault e Gilles Deleuze e pela crítica à racialização de Frantz Fanon. Educação visual; diferenças; relações de poder; infância; processo de racionalização; relações etnico-raciais;Diáspora Negra; processo de racializacao; gestão escolar e subjetividade; hermêneutica objetiva; estudos culturais; Gênero e sexualidade, Bullying e Cyberbullying.

Objetivo

Investigar as formas de constituição das subjetividades nas práticas socioculturais e suas manifestações nos processos educacionais.

Objetos de investigação

Formas de constituição de subjetividades.

Eixos temáticos

  • Artes, Linguagens e Corporeidades, Fotografia, Cinema e Educação Visual
  • Diferenças e Estudos Culturais; Relações de Poder e Cultura
  • Educação, Gênero e Sexualidade
  • Indústria Cultural e Educação; Teoria Crítica e Educação; Violências e Conflitos: Sociais, Escolares, Bullying e Cyberbullying
  • Relações Étnico-raciais, Racismo, Processos de Racialização e Diáspora Negra
  • Racionalidade e Processos de Racionalização no Ocidente
  • Infância, educação infantil e diferença, sociologia da infância.
  • Hermenêutica Objetiva e Teoria Pedagógica com Base Empírica
  • Produção de Subjetividade e Gestão escolar

Palavras Chaves

Educação visual; diferenças; relações de poder; infância; processo de racionalização; relações etnico-raciais;Diáspora Negra; processo de racializacao; gestão escolar e subjetividade; hermêneutica objetiva; estudos culturais; Gênero e sexualidade, Bullying e Cyberbullying.

Professores pesquisadores envolvidos