Educação Escolar: Teorias e Práticas Críticas

Representante

Fernando Donizete Alves

Klinger Teodoro Ciríaco

Ementa

Dedica-se à investigação de teorias e práticas críticas: curriculares, de ensino, de aprendizagens, de conteúdos e de gestão escolar/educacional, desenvolvidas na Educação Básica, no Ensino Superior e na Educação de Jovens e Adultos. Focaliza as seguintes temáticas de investigação: conteúdos e metodologias de ensino e de pesquisa; currículo; processos de ensino, de aprendizagem, de interação e de socialização; atividades mediadoras, relação entre saberes e culturas nas instituições escolares dos diferentes níveis de ensino; avaliação educacional; gestão escolar/educacional; lideranças escolares/educacionais; clima escolar; desenvolvimento cultural da criança, neurociências e educação; prevenção de violência. Tais temáticas são abordadas nas vertentes: Crítico-Comunicativa (teóricos da Pedagogia Crítica e das teorias da Ação Comunicativa e da Dialogicidade), Materialismo Histórico-Dialético e da Teoria Histórico-Cultural.
No interior dessa linha, se inserem onze grupos:

  • Cfei - Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância; 
  • GEIFoP - Grupo de Estudos em Intermulticulturalidade e Formação de Professores(as); 
  • GEPEMPU - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical e Pedagogia Universitária; 
  • GEPEJA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos;
  • GEPGE - Grupo de Estudos sobre Políticas e Gestão da Educação;
  • DEFORGES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Organização Escolar: Democracia, Direitos Humanos e Formação de Gestores; 
  • Grupo de Pesquisa Linguagem, formação e aprendizagem; 
  • LOED-UFSCar - Laboratório de Observação e Estudos Descritivos;
  • MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente;
  • NIASE - Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa

Professores pesquisadores envolvidos