Educação Escolar: Teorias e Práticas

Representante

Profa. Dra. Maria Aparecida Mello

Ementa

Dedica-se à investigação de teorias e práticas de ensino, de aprendizagem e de gestão educacional, desenvolvidas nos diferentes níveis e graus de ensino, incluindo-se a universidade. Focaliza as seguintes temáticas de investigação: conteúdos e metodologias de ensino; currículo ideal e currículo real; currículo oculto; processos de interação e de socialização; relação entre saberes e culturas na escola; avaliação e aprendizagem; gestão educacional; desenvolvimento cultural da criança. Tais temáticas são abordadas sob duas vertentes: crítico-comunicativa (teóricos da pedagogia crítica e das teorias da ação comunicativa e da dialogicidade) e do materialismo histórico-dialético (teóricos da psicologia Histórico-Cultural e da filosofia da linguagem/teoria da enunciação). São objetivos da linha: analisar e elaborar teorias de ensino, de aprendizagem, de práticas e de gestão desenvolvidas em escolas de diferentes níveis e graus de ensino, incluindo-se a universidade; produzir conhecimento acadêmico sobre práticas e teorias para processos escolares e de gestão, com vistas à efetivação de uma escola para todos. Os principais eixos temáticos são: conteúdos e metodologias de ensino; currículo ideal, currículo real, currículo oculto; processos de interação e de socialização; felação entre saberes e culturas na escola; avaliação e aprendizagem; gestão educacional; desenvolvimento cultural da criança. No interior dessa linha se inserem cinco grupos: GEIFoP Grupo de Estudos em Intermulticulturalidade e Formação de Professores(as) (2008); GEPGE - Grupo de Estudos sobre Políticas e Gestão da Educação (2000); Linguagem, formação e aprendizagem (2009); Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky NEEVY (2004); Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa NIASE (2002).

Objetivo

• Analisar e elaborar teorias de ensino, de aprendizagem, de práticas e de gestão desenvolvidas em escolas de diferentes níveis de ensino, incluindo-se a universidade;
  • Produzir conhecimento acadêmico científico sobre práticas e teorias para processos escolares e de gestão, com vistas à efetivação de Educação Básica e Superior para todas e todos.

Eixos temáticos

• Conteúdos e metodologias de ensino;
  • Currículo ideal, currículo real, currículo oculto;
  • Processos de interação e de socialização;
  • Relação entre saberes e culturas na escola;
  • Avaliação e aprendizagem;
  • Gestão educacional;
  • Desenvolvimento cultural da criança.

Palavras Chaves

Escola; Ensinos; Aprendizagens; Currículo; Medição, Interação; Gestão Educacional; Teorias e Práticas Pedagógicas; Desenvolvimento Cultural Infantil e Jovens e Adultos; Jogo; Brincadeira; Educação Infantil; Criança; Organização do Trabalho Pedagógico; Desigualdades Educacionais; Relação Escola-Entorno Social; Educação de Jovens e Adultos; Pedagogia Universitária; Interculturalidade; Educação Escolar de Bebês e Crianças.

Professores pesquisadores envolvidos