Jarina Rodrigues Fernandes
Vínculo: Professora
Biografia: Professora Associada do quadro efetivo do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, atuando no campo da pesquisa educacional, na linha de Pesquisa Educação Escolar: Teorias e Práticas, na qual orienta mestrado e doutorado. Doutora (2012) e Mestre (2005) em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pedagoga (licenciada) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos da UFSCar, certificado pelo CNPq. Coodenadora pedagógica do Cursinho Pré-Vestibular da Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos. Coordenadora de àrea no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID, subprojeto Matemática e Pedagogia. Membro da coordenação colegiada do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do estado de São Paulo. Pesquisadora com Convênio de Cooperação Científico, Acadêmico e Tecnológico Internacional estabelecido com Università Degli Studi Roma Tre (UniRomaTre - Roma - Itália), com atuação como professora visitante (2022). Atuou como coordenadora da Licenciatura em Pedagogia a distância - Universidade Aberta do Brasil- UFSCar, na gestão 2014-2015. Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas na gestão 2016- 2017. Atuou como Coordenadora no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (2014-2017). Desenvolve diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com publicações voltadas à educação de jovens, adultos, tecnologias, educação profissional integrada à educação básica.
Linha de Pesquisa: Educação Escolar: Teorias e Práticas Críticas
E-mail: jarina.fernandes@ufscar.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6612611612919706 (link externo)