Aline Sommerhalder

Vínculo: Professora

Biografia: Professora Associada IV efetiva do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, CECH- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) SP/Brasil, nos cursos de Pedagogia. Membro da Società Italiana di Pedagogia - SIPed Itália (desde 2024 ). Chefe de departamento na gestão 2018/2019. Professora permanente da Pós Graduação em Educação (PPGE)/UFSCar (mestrado e doutorado): Linha - Educação Escolar: Teorias e Práticas, com estudos da educação infantil em teorias progressistas, especialmente teorias de pensamento pedagógico italiano (da região emiliana) na escola da infância. Pós-doutora (2024) pela Università Degli Studi di Modena e Reggio Emilia,Dipartimento di Educazione e Scienze Umane (UniMore - sede de Reggio Emilia/Itália) e Pós-doutora pela Università Degli Studi Roma Tre, Dipartimento di Scienze della Formazione(UniRomaTre - sede de Roma/IT), com especialidade em Pedagogias ativas/progressistas italianas/ reggiana. Centralidade de estudos: Escola da Infância nas Pedagogias Progressistas/Ativas/Críticas de Intelectuais Italianos e Abordagem Reggiana. Doutora em Educação Escolar e Mestre em Ciências da Motricidade- Pedagogia da Motricidade Humana; Pedagoga; Pesquisadora de Educação Infantil e Educacionais com crianças de 0 a 10 anos, com especialidade em abordagens e/ou teorias de matrizes italianas críticas ou ativas (pedagogias progressitas) e de fundamentação da Reggio Emilia Aproach ou da 'Abordagem Reggiana'. Membro (20024/25) do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos-CEP/UFSCar. Experiência como Visiting Professor em Universidades Italianas. Atua especialmente nas temáticas científicas: estudos da infância em contextos escolares; práticas educativas de crianças na educação infantil; lúdico (brincadeiras, jogos e brinquedos), práticas educativas e pedagógicas para crianças de 0 a 10 anos, educação das infâncias em contextos escolares, estudos sobre infâncias. Diretora do Cfei - Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância/CNPq (laboratório com registro INPI). Pesquisadora com Acordos Bilaterais Específicos de Cooperação Internacional: Convênio de Cooperação Científico, Acadêmico e Tecnológico Internacional estabelecido com: Università Degli Studi Di Modena e Reggio Emilia (UniMore - sede de Reggio Emilia - Itália - desde 2019); Fundação Reggio Children Loris Malaguzzi (FRC/Reggio Emilia/IT); Università Degli Studi Roma Tre (UniRomaTre - Roma - Itália- desde 2018) ; Universidade de Lisboa (ULisboa), Università degli Studi di Roma "Foro Italico" (UniRoma 4 - Roma - Itália); Edugest - Formação Educacional (Espanha) e a Serveis per a la Infancia Créixer Junts (Espanha), Convênio Geral com a Università Cattolica del Sacro Cuore (UniCatt - Milano- Itália). Membro pesquisadora estrangeira do Centro di Ricerca e Servizi per la Formazione a Distanza -(Dipartimento di Scienze della Formazione - Università Degli Studi Roma Tre - Roma/Itália).Con Membro do Comitato Scientifico Collana Editoriale - "Laboratorio di Metodologie Qualitative nella Formazione degli Adulti" -(Dipartimento di Scienze della Formazione - Università Degli Studi Roma Tre - Roma/Itália). Membro do Comitato scientifico - Collana di Pedagogia professionale la casa editrice Il Papavero (Itália).Membro do Comitato scientifico - Collana sulleducazione degli adulti- Università Roma Tre Press. Processo de duplo diploma (co-tutela) de tese de doutorado com a UniRoma Tre e UniMore - Reggio Emilia/ Dottorato di Ricerca Reggio Childhood Studies/Fundação Reggio Children. Publicações na área de: Educação Infantil; Práticas Pedagógicas e Metodologias para educação de crianças de 0 a 10 anos em contextos escolares; Lúdico na aprendizagem de crianças; Formação de Professores para a Infância. Membro da Rede Pikler Lóczy Brasil. Editora da Equipe editorial da Revista Científica Reveduc . 

Linha de Pesquisa: Educação Escolar: Teorias e Práticas Críticas

E-mail: alinesommer@ufscar.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4775432120371947 (link externo)