Maria do Carmo de Sousa

Vínculo: Professora

Biografia: Possui graduação (licenciatura) em Matemática pela Universidade de Sorocaba (1989), Especialização em Matemática pela UNICAMP (1993), Mestrado em Educação Matemática pela UNICAMP (1999) e Doutorado em Educação Matemática pela UNICAMP (2004). Atualmente cursa pós-doutorado, na Faculdade de Educação da USP e exerce o cargo de professor adjunto na UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos. Coordenou o Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), no período de 2013 a 2015 e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no período de 2008 (edital no. 001/2007) a 2015 (edital no. 061/2013). Atuou no cargo de professor assistente na UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Presidente Prudente; como docente e supervisora de EAD - Cegesp na UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas e, na Educação Básica, em escolas públicas e particulares, da cidade de Salto. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Sua área de atuação no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão, envolve os seguintes temas: Formação de Professores, Educação Matemática, Educação Conceitual, História da Matemática e ensino de álgebra. Líder do Grupo de Pesquisa Formação Compartilhada de Professores Escola e Universidade (GPEFCom).

Grupo de Pesquisa:

• Processos educativos: Linguagens, Currículo e Tecnologias
  • Formação de professores
  • Educação Matemática

Linha de Pesquisa: Educação em Ciências e Matemática

E-mail: mdcsousa@ufscar.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6637658562543505 (link externo)