Estado, Política e Formação Humana

Representante

Prof. Dr. Manoel Nelito Matheus Nascimento

Ementa

Os objetos de investigação e de teorização envolvem: a compreensão da formação humana no capitalismo; a educação como esfera de socialização que se concretiza nas instituições escolar e universitária; a função e estrutura do Estado; as políticas públicas e a construção do pacto social e da sociabilidade humana; a identidade das instituições educacionais e suas contradições e a consolidação do pacto social e da cultura. Os eixos temáticos: Estado, Políticas Públicas e Movimentos Sociais; Cultura e Formação Humana; Trabalho, Identidade e Educação. Como objetivos destaca-se: investigar os aspectos institucionais, organizacionais e culturais das práticas sociais; investigar os embates políticos, por meio do estudo do movimento das ideias pedagógicas, na elaboração e implantação das políticas públicas; resgatar a história das concepções educacionais que sustentam as políticas públicas; analisar e apreender historicamente como as ideias pedagógicas e educacionais se constituem no âmbito escolar desvelando as múltiplas concepções que englobam a formação humana; analisar as relações entre as reformas do Estado e as educacionais; analisar o ordenamento jurídico que sustenta o campo educacional; discutir a participação e a luta dos movimentos sociais em prol da educação, bem como suas contribuições para o desenvolvimento político e social; investigar, no âmbito das formas de manifestações culturais, os aspectos concernentes à formação humana, com o propósito de analisar criticamente as possibilidades efetivas de emancipação social; analisar as relações entre o trabalho do professor e as identidades institucionais e profissionais; abordar as relações entre políticas públicas, gestão e organização do trabalho, sociabilidade/subjetividade e processos de saúde-doença; analisar as relações entre gestão, cultura organizacional e relações de poder. São cinco os grupos que se inserem nessa linha são: Economia Política da Educação e Formação Humana (2007); Grupo de Estudos História da Educação e Educação infantil (2010), GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (2010), ), Linguagem, formação e aprendizagem (2009), Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação a Distância (2007). Observatório e pesquisa das políticas de avaliação da educação superior (Observa) (2013)

Objetivo

  • Investigar os aspectos institucionais, organizacionais e culturais das práticas sociais;
  • Investigar os embates políticos, por meio do estudo do movimento das idéias pedagógicas, na elaboração e implantação das políticas públicas;
  • Resgatar a história das concepções educacionais que sustentam as políticas públicas;
  • Analisar e apreender historicamente como as idéias pedagógicas e educacionais se constituem no âmbito escolar, desvelando as múltiplas concepções que englobam a formação humana;
  • Analisar as relações entre as reformas do Estado e as educacionais;
  • Analisar o ordenamento jurídico que sustenta o campo educacional;
  • Discutir a participação e a luta dos movimentos sociais em prol da educação, bem como suas contribuições para o desenvolvimento político e social;
  • Investigar, no âmbito das formas de manifestações culturais, os aspectos concernentes à formação humana, com o propósito de analisar criticamente as possibilidades efetivas de emancipação social. Analisar as relações entre o trabalho do(a) professor(a) e as identidades institucionais e profissionais;
  • Abordar as relações entre políticas públicas, gestão e organização do trabalho, sociabilidade/subjetividade e processos de saúde-doença;
  • Analisar as relações entre gestão, cultural organizacional e relações de poder.

Objetos de investigação

Os objetos de investigação e de teorização envolvem: a compreensão da formação humana no capitalismo; a educação como esfera de socialização que se concretiza nas instituições escolar e universitária; a função e estrutura do Estado; as políticas públicas e a construção do pacto social e da sociabilidade humana; a identidade das instituições educacionais e suas contradições e a consolidação do pacto social e da cultura. Os eixos temáticos: Estado, Políticas Públicas e Movimentos Sociais; Cultura e Formação Humana; Trabalho, Identidade e Educação. Como objetivos destaca-se: investigar os aspectos institucionais, organizacionais e culturais das práticas sociais; investigar os embates políticos, por meio do estudo do movimento das ideias pedagógicas, na elaboração e implantação das políticas públicas; resgatar a história das concepções educacionais que sustentam as políticas públicas; analisar e apreender historicamente como as ideias pedagógicas e educacionais se constituem no âmbito escolar desvelando as múltiplas concepções que englobam a formação humana; analisar as relações entre as reformas do Estado e as educacionais; analisar o ordenamento jurídico que sustenta o campo educacional; discutir a participação e a luta dos movimentos sociais em prol da educação, bem como suas contribuições para o desenvolvimento político e social; investigar, no âmbito das formas de manifestações culturais, os aspectos concernentes à formação humana, com o propósito de analisar criticamente as possibilidades efetivas de emancipação social; analisar as relações entre o trabalho do professor e as identidades institucionais e profissionais; abordar as relações entre políticas públicas, gestão e organização do trabalho, sociabilidade/subjetividade e processos de saúde-doença; analisar as relações entre gestão, cultura organizacional e relações de poder. São cinco os grupos que se inserem nessa linha são: Economia Política da Educação e Formação Humana (2007); Grupo de Estudos História da Educação e Educação infantil (2010), GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (2010), ), Linguagem, formação e aprendizagem (2009), Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação a Distância (2007). Observatório e pesquisa das políticas de avaliação da educação superior (Observa) (2013)

Eixos temáticos

  • Estado, Políticas Públicas e Movimentos Sociais;
  • Cultura e Formação Humana;
  • Trabalho, Identidade e Educação.
  • Políticas educacionais
  • Avaliação das instituições escolares.

Palavras Chaves

Formação Humana; Política; Cultura; Trabalho, avaliação

Professores pesquisadores envolvidos