Relações étnico-raciais, diversidade e educação
Representante
Ementa:
Aborda pesquisas que, de modo transversal e estruturante, tratam das temáticas da educação das relações étnico-raciais, com ênfase nas matrizes africanas e afro-brasileiras, e de temas da diversidade como artes e educação infantil e das infâncias. A linha se constitui no campo científico de um paradigma epistemológico que empreende o reconhecimento de pensamento específico em educação cujas bases expressam-se e constituem-se a partir da pluralidade das formas de vida e de expressão de matriz africana e da experiência da diáspora negra. Integra o projeto de estabelecer uma educação antirracista e estudos sobre a dimensão integradora e formativa das artes e da estética desde os primeiros processos de formação e constituição identitária, as quais podem ser observadas nos bebês e nas crianças.
Objetivo
Ofertar um percurso epistemológico em educação, com ênfase na temática das relações étnico-raciais e na diversidade como artes e educação infantil e das infâncias.
Objeto de investigação
Educação das relações étnico-raciais, com ênfase nas matrizes africanas e afro-brasileiras, e de temas da diversidade como artes e educação infantil e das infâncias
Descrição das temáticas da linha
- Diáspora negra, intelectualidade e educação
- Relações Raciais e Educação em Ciências Naturais
- História da África e história Afro-brasileira
- Educação Quilombola e Educação Escolar Quilombola
- Pensamento indígena e educação indígena
- Infâncias e Culturas Infantis
- Educação Infantil e Práticas da diferença
- Leituras feministas em diálogos com educação
- Gênero e Educação
- Arte, cultura e Educação
- Metodologias artísticas de pesquisa e ensino
Palavras-Chave
Educação das relações étnico-raciais; diáspora africana e negra; educação quilombola; diversidade; artes; estética; educação infantil; infâncias.
Professores pesquisadores envolvidos
Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa