Práticas Sociais e Processos Educativos

Representante

Prof. Dr. Osmar Moreira de Souza Júnior

Ementa

Parte da compreensão de processos educativos como inerentes e decorrentes de práticas sociais situadas em ambientes não escolares e escolares. Pesquisa essas práticas sociais na perspectiva de pessoas, grupos e comunidades lançando mão de metodologias dialógicas. Apoia-se em aportes teóricos da educação popular; educação popular e saúde; educação das relações étnico-raciais; educação, restrição e privação de liberdade; motricidade humana; educação musical; pedagogia e filosofia da libertação; epistemologias do sul. Eixo 1: Educação e humanização: Pesquisa processos educativos em práticas sociais que se dão: em movimentos sociais; em formação de educadores/as sociais; no fortalecimento de comunidades; de grupos coletivos de música; na educação musical em geral; em ações de educação popular, de educação popular e saúde; nas relações de gênero e na promoção e exercício dos direitos sexuais e reprodutivos; na motricidade humana; na fruição do lazer. As pesquisas têm como intencionalidade a humanização e a construção da vida digna para todos e todas. Eixo 2: Educação em espaço de restrição e privação de liberdade: Dedica-se ao estudo dos temas: educação, conscientização e humanização em espaços de restrição e de privação de liberdade; educação de Jovens e Adultos - EJA em privação de liberdade; práticas pedagógicas de professores, educadores sociais e socioeducadores; processos educativos e socioeducativos (escolares e não escolares) e pessoas em restrição e privação de liberdade. Nessa linha 4 Grupos se integram: Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (1996), Práticas Sociais e Processos Educativos (1997), Núcleo de Estudos e Pesquisas de Saúde, Educação, Gênero e Direitos; Núcleo de Investigação e Práticas em Educação nos espaços de restrição e privação de liberdade – EduCárceres/UFSCar (2016);

Objetos de investigação

Processos educativos em práticas sociais.

Eixos temáticos

  • Eixo 1- Educação e humanização: Pesquisa processos educativos em práticas sociais que se dão: em movimentos sociais; em formação de educadores/as sociais; no fortalecimento de comunidades; em ações de educação popular, de educação popular e saúde, nas relações étnico-raciais, nas relações de gênero e na promoção e exercício dos direitos sexuais e reprodutivos; na educação musical em geral; na motricidade humana; na lazer; nos futebóis e suas possibilidades de fruição e apreciação. As pesquisas têm como intencionalidade a humanização e a construção da vida digna para todos e todas.
  • Eixo 2 - Educação em espaço de restrição e privação de liberdade: Dedica-se ao estudo dos temas: educação, conscientização e humanização em espaços de restrição e de privação de liberdade; educação de Jovens e Adultos – EJA em privação de liberdade; práticas pedagógicas de professores, educadores sociais e socioeducadores; processos educativos e socioeducativos (escolares e não escolares) e pessoas em restrição e privação de liberdade.

Professores pesquisadores envolvidos