Iraí Maria de Campos Teixeira

Vínculo: Professora

Biografia: Enfermeira, com Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2008). Mestre (2012) e Doutora (2016) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Metodologia de Ensino - DME da UFSCar, lecionando as disciplinas Educação e Saúde, Pesquisa em Educação, Didática Geral e Estágio Supervisionado da Docência em Enfermagem 1 e 2; além de Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) de Práticas Populares de Saúde e de Auto-Cuidado em Saúde. Foi tutora do Curso de Formação Histórica e Política de Estudantes Universitários da Área da Saúde, UFSCar em parceria com a UERJ (2014); foi tutora do Curso de Especialização Educação com Ênfase no Ensino Fundamental II e Médio, da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, na disciplina Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2016); foi tutora do Curso de Graduação em Enfermagem, do Centro Universitário de Araraquara - UNIARA, no módulo Gestão em Saúde Mental (2017). No ensino médio profissionalizante, foi docente do Curso Técnico em Enfermagem do SENAC - São Carlos (2009 e 2010). Atuou nos seguintes cursos de aperfeiçoamento como professora/educadora: Curso de Aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico-raciais, da UFSCar em parceria com a UNESCO (2014) e Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde - EDPOPSUS, do Ministério da Saúde em parceria com a FIOCRUZ (2017 e 2018). Ainda como educadora coordenou Oficinas de Educação Permanente junto à Direção Regional de Saúde III (DRS - III) - Araraquara/SP (2012 a 2013) e foi enfermeira responsável por atividades em Educação e Saúde junto ao Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia - NAPRA (2013 - 2015). É Conselheira Consultiva do NAPRA desde 2016. Foi Enfermeira Responsável Técnica da Instituição de Longa Permanência para Idosos - Espaço Livre (2008 a 2010). Foi membro do projeto de pesquisa em Aleitamento Materno - Geographies of Infant Feeding Transformations - GIFT, executado pela Loughborough Univercity (Reino Unido) em parceria com a UFSCar, UNICAMP e UFMG (2018). Coordena o Programa de Extensão Movimentos e Articulações em Práticas Populares de Educação Popular e Saúde - MAPEPS, da UFSCar. É membro do Comitê Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e Educação Popular e Saúde da Secretaria de Saúde de São Carlos (desde 2017). Atua como Promotora Legal Popular junto ao Coletivo de Promotoras Legais Populares de São Carlos (desde 2012). Foi coordenadora pedagógica da Pós-Graduação em Acupuntura, oferecida pela Escola Brasileira de Medicina Tradicional Chinesa - EBRAMEC (2018). Tem formação como doula, terapeuta floral e terapeuta reikiana. Tem publicado capítulos de livros e artigos bem como apresentado trabalhos em eventos nas temáticas: Educação Popular, Educação Popular e Saúde, Educação das Relações Étnico-Raciais, Educação e Saúde dos Povos do Campo e da Floresta, Práticas Integrativas e Complementares de Saúde e Saúde da Mulher. Teve trabalho premiado na Segunda Edição do Premio Victor Valla do Ministério da Saúde (2016). Tem oferecido oficinas e mini-cursos e ministrado palestras nos temas de Educação em Saúde, Educação Popular e Saúde, Práticas de cuidado à saúde, gestação, parto e cuidados com bebês.

Linha de Pesquisa: Práticas Sociais e Processos Educativos

E-mail: irai@ufscar.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8274452304759860 (link externo)