Teoria Crítica e Educação – UFSCar

O grupo Teoria Crítica e Educação – UFSCar desenvolve atividades de estudos e pesquisas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde o ano de 1997. Este Grupo é um desdobramento do grupo “Teoria Crítica e Educação”, fundado na UFSCar em agosto de 1991. Formado por pesquisadores(as) e estudantes da UFSCar, o grupo investiga as contribuições de pensadores da chamada Teoria Crítica para a Educação.

A identificação do grupo como refêrencia nacional nesta temática pode ser constatada por meio da seguinte produção acadêmico-científica: 1) Publicação de 21 livros, 43 capítulos de livros e 90 artigos publicados em periódicos indexados; 2) Organização de 22 livros; 3) Elaboração de 40 traduções, sobretudo do original alemão e a publicação de algumas dessas traduções em livros e artigos de periódicos indexados; 4) Apresentação de 103 trabalhos em congressos científicos; 5) Quatro trabalhos de iniciação científica premiados em congressos de iniciação científica; 6) Apoio do CNPq para a realização de eventos, Bolsa Produtividade em Pesquisa, Bolsas de Doutorado e Iniciação Científica), da Fapesp (realização de eventos, auxílio à pesquisa, auxílio publicação e pós-doutorado no exterior) e da Capes/DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – Bolsa/Pesquisador);
6) 72 orientações de iniciação científica, mestrado e doutorado concluídas; 7) Participação na organização de 58 eventos, com destaque para os Colóquios Nacionais sobre Teoria Crítica e Educação realizados na UNIMEP e com apoio da UFSCar e da Unesp/Araraquara; 8) Realização do Congresso Internacional intitulado Teoria Crítica e Inconformismo: tradições e perspectivas, que ocorreu no período de 8 a 12 de setembro de 2008 na Universidade Federal de São Carlos e recebeu apoio da Fapesp, Capes, CNPq e PPGE-UFSCar.

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8467753358871668 (link externo)