NIASE – Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa

O Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa desenvolve pesquisa, ensino e extensão considerando diferentes práticas sociais e educativas. Diante dos desafios do atual contexto (novas tecnologias de comunicação e informação, globalização, multiculturalismo, reflexividade, novas exclusões, consumismo e limites ambientais), o NIASE busca identificar fatores transformadores e exclusores que ocorrem em diferentes espaços (investigação) e coopera com os grupos que produzem as práticas, para potencializar aspectos transformadores e transformar os exclusores (extensão). Trabalho, Redes de solidariedade, Redes informacionais, Práticas educativas, escolarização e superação de desigualdades são temas que unem pesquisadores(as) de diferentes áreas. Na extensão universitária, as ações do NIASE estão vinculadas ao Programa de Extensão “Democratização do conhecimento e do acesso à escolarização”, coordenado pela Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello. Membros de outros grupos colaboram em tais projetos, em intercâmbio de conhecimento. Ação comunicativa e dialogicidade estão na base da produção das ações sociais e educativas do NIASE. Os conhecimentos gerados nas pesquisas e nas ações de extensão enriquecem o ensino, nos cursos de graduação nos quais atuam os(as) pesquisadores(as) do NIASE. Na pós-graduação, pesquisadores(as) estimulam a formação de novos investigadores e a geração de teses e dissertações vinculadas aos temas estudados pelo Núcleo.

O Núcleo conta com a presença de estudantes de graduação e de pós-graduação de diferentes cursos da UFSCar. O NIASE coopera com o Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdade (CREA), da Universidade de Barcelona (Espanha), estando em constante interlocução com os(as) pesquisadores(as) do Centro e desenvolvendo pesquisas e ações educativas em conjunto. O CREA está sob coordenação da Profa. Dra. Marta Soler.

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4250789030826309 (link externo)