NEFEF – Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física

O Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF) vinculado ao Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos (DEFMH/UFSCar) iniciou seus trabalhos em Junho de 1996 com a intenção de ultrapassar o discurso dicotômico da educação física por meio do estudo da fenomenologia: fundadores, precursores, estudiosos contemporâneos, procedimentos de pesquisa, processos educativos em ambiente escolar e não escolar. Naquele momento, o Núcleo desenvolvia estudos e pesquisas exclusivamente com a abordagem fenomenológica, modalidade Fenômeno Situado. No entanto, com seu desenvolvimento e adesão de novos(as) estudantes e pesquisadores(as) de distintas áreas (além da Educação Física, contamos com membros oriundos da Arte-Educação, da Fisioterapia, da História, da Pedagogia e Educação em Geral), houve a dinamização de interesses, ampliando nossas investigações para outras abordagens qualitativas – como Etnografia, História Oral e Sociologia da Vida Cotidiana. O NEFEF tem como praxe a realização de uma reunião semanal durante o período letivo (no caso às sextas-feiras, entre 10h e 12h), nas quais discutimos textos relacionados a metodologias qualitativas, a educação, a educação popular, a educação física, ao lazer, entre outros. Os(as) estudantes e pesquisadores(as) vinculados(as) ao NEFEF têm desenvolvido pesquisas e as apresentado em congressos nacionais e internacionais, bem como as publicado em diferentes periódicos. Outra tônica do Núcleo tem sido o agrupamento de estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais vinculados(as) às secretarias de educação, de lazer e esportes, de ação social e cidadania municipais (Brotas, Ilhabela e São Carlos) e estadual (São Paulo) para o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa, de extensão e de ação educacional. Em junho de 2003, o NEFEF originou a Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH, CNPJ nº 05.947.176/0001-79.

Site: http://www.motricidades.org/spqmh/nefef (link externo)