NEEVY – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky

Grupo formado por pesquisadores(as) da área de Educação, alunos(as) de graduação e pós-graduação e professores(as) da rede pública de Educação Básica. Seu objetivo é aprofundar o conhecimento sobre a obra de Vigotsky por meio do desenvolvimento de pesquisas, envolvendo: a formação de professores(as), o desenvolvimento infantil, a criança de zero a dez anos, educação infantil, o desenvolvimento cultural e os processos de ensinar e aprender na escola, todos os temas sob o enfoque da Teoria Histórico-Cultural. Os principais projetos de pesquisa em andamento são:

1. Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares (financiado pelo MEC);
  2. Comunidade de Educação Infantil (link externo);
  3. O Desenvolvimento da Criança na Perspectiva Histórico-Cultural: a Percepção
    e Explicação dos Professores(as) sobre as Crises em Diferentes Idades;
  4. Histórias Interativas e Cultura;
  5. O desenvolvimento cultural do ser humano: implicações nas práticas pedagógicas.

Além desses projetos, o NEEVY também integra os projetos dos orientandos(as) dos(as) pesquisadores(as) nos níveis de: doutorado, mestrado, monografia de graduação, especialização, iniciação científica e projetos de extensão apoiados pela Proex/UFSCar.

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4534653151201521 (link externo)