GEPEA – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental

O Grupo iniciou suas atividades na UFSCar em 1995, com pesquisas de iniciação científica e, a partir da participação nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFSCar), Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN/UFSCar) e Ciências da Engenharia Ambiental (PPGSEA/USP), teve início a orientação de dissertações e teses na área de Educação Ambiental (EA). O Grupo tem parcerias diversas com outros grupos de pesquisa, seja no desenvolvimento de projetos de educação continuada (Fapesp – Programa de Melhoria do Ensino Público), projetos de extensão (Cursos de EA para professores(as) de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, Educadoras de Jovens e Adultos), seja na formação de um grupo de estudos de caráter interinstitucional em EA (GEPEA – Grupo de Estudos e Pesquisa em EA), com outras universidades brasileiras (RUPEA – Rede Universitária de Programas de EA) e da Comunidade Européia (Rede ACES – Ambientalização Curricular do Ensino Superior). Nas Pós-Graduações, são ministradas as disciplinas Interpretação e EA (PPGSEA/USP) e Metodologias de Intervenção e Pesquisa em EA (PPGERN/UFSCar), e na Graduação (Ensino e Pesquisa em EA, EA e Resíduos, EA para a Conservação da Biodiversidade, EA em Gerontologia, EA em processos de Gestão Ambiental), consolidando uma prática de trabalho interdisciplinar na inserção da temática ambiental nos cursos de graduação da UFSCar.

Professores(as) do Grupo têm coordenado Atividades Curriculares de Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) na área de EA. Já foram defendidas 15 teses de doutoramento e 22 dissertações de mestrado, além de 21 monografias de final de curso e de especialização. Esse Grupo tem promovido, a cada dois anos, desde 2001, os Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (link externo), de caráter nacional, para os quais tem tido apoio da Fapesp e Capes. Promoveu o lançamento, em outubro de 2006, da Revista Pesquisa em Educação Ambiental, de periodicidade semestral (ISSN: 1980-1165).

CNPq: GEPEA – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental (link externo)