GEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática

O GEM, constituído em 2003 e cadastrado junto ao CNPq em 2004, tem como objetos de estudo: a formação inicial e continuada de professores(as) que ensinam matemática; a prática pedagógica de professores(as); a inter-relação entre desenvolvimento curricular e formação/desenvolvimento docente numa perspectiva sociocultural, tendo como cenário práticas exploratório/investigativas. O Grupo é formado por pesquisadores(as) da UFSCar e de outras Instituições de Ensino Superior, e conta com a participação de pós-graduandos(as), de professores(as) escolares e de estudantes da graduação. O Grupo tem contribuído com a produção de dissertações de mestrado em Educação do PPGE da UFSCar, sendo uma concluída (SOUZA, 2006; LAMONATO, 2007; SOUZA, 2007; ABREU, 2008). Em 2008, conta com cinco dissertações de mestrado e duas teses de doutorado em andamento. O Grupo contribuiu, ainda, para o desenvolvimento de dois projetos coletivos de pesquisa e dezenas de pesquisas individuais e/ou em parceria entre os(as) participantes. Em 2005, participou do I Seminário Luso-Brasileiro de Investigações Matemáticas no Currículo e na Formação do Professor, na Universidade de Lisboa, debatendo a pesquisa “Investigações geométricas no contexto de uma escola pública brasileira”. O GEM têm participado de diversos eventos da área de Educação e Educação Matemática com apresentação de trabalhos e publicações em anais. Tem, ainda, um artigo publicado em periódico (PASSOS, C. L. B. et al., 2005). Em 2007, o Grupo se dedicou a estudos e pesquisa sobre a formação continuada de professores(as) e, através da ACIEPE Encontros de Educação Matemática, promoveu diversos seminários.

CNPq: GEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (link externo)