Formação de Professores, Ambientalização Curricular e Educação em Ciências

O Grupo teve início em 1995, com a pesquisa de doutoramento da professora Denise de Freitas sob a orientação do Professor Alberto Villani, que analisou uma experiência didática bem sucedida na formação inicial de professores(as). As questões que surgiram a partir daí – sobre os processos cognitivos e subjetivos envolvidos na formação inicial de professores(as) da área de Ciências Naturais e a parceria estabelecida com as professoras Alice Pierson e Elisabeth Barolli – possibilitaram uma ampliação das investigações por meio da organização de práticas interdisciplinares e reflexivas.

O desenvolvimento de projetos e intercâmbios entre pesquisadores(as) – a saber: i) melhoria de ensino da Fapesp; ii) pesquisa do CNPq; iii) programa ALFA, envolvendo sete países da Europa e da América Latina; iv) divulgação científica do CNPq;
v) pós-doutoramento da professora Denise na Universidade de Lisboa; vi) supervisão de pós-doutoramento da Professora Vânia G. Zuin; vii) convênio Brasil e Portugal (Capes-GRICES) – imprimem nas investigações o desenvolvimento de referenciais
teórico-metodológicos sobre a formação inicial e continuada de professores(as), a ambientalização curricular no ensino superior e introduz a produção e avaliação de material didático destinado a Educação em Ciências numa perspectiva CTS.

O Grupo tem publicado livros (11 de autoria de Denise), artigos em revistas especializadas (22 de autoria de Denise), além de ter apresentado trabalhos em congressos da área. Tem orientado, ainda, iniciações científicas (seis sob orientação de Denise), dissertações (nove sob orientação de Denise), teses (seis sob orientação de Denise), produzido material didático (abordagem CTSA), participado da organização de eventos na área de Educação Ambiental e da editoração da Revista de Pesquisas em Educação Ambiental (2006 a 2008). Encontram-se em desenvolvimento três projetos de pesquisa financiados pelo CNPq. Uma repercussão importante das ações deste Grupo foi a abertura, em 2000, da Linha de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática junto ao PPGE-UFSCar.

CNPq: Formação de Professores, Ambientalização Curricular e Educação em Ciências (link externo)