O Grupo firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Carlos, objetivando a formulação de políticas públicas para a formação continuada de professores(as) de educação infantil, a elaboração de propostas alternativas de gestão dos equipamentos de ensino, e propostas de avaliação de desempenho do trabalho desenvolvido com as crianças da rede municipal de educação infantil. O Grupo realizou o primeiro encontro de educação infantil da região
(1º Congresso de Educação Infantil), o qual congregou professores(as) das redes pública e particular de ensino e alunos(as) de pós-graduação com pesquisa nesta área. Destaca-se a repercussão do trabalho do Grupo junto à comunidade científica. O desenvolvimento de um projeto de pesquisa em políticas públicas com o objetivo de elaborar um diagnóstico da rede foi selecionado pela Fapesp na linha de financiamento de políticas públicas, com financiamento durante dois anos e meio, até outubro de 2003. O Grupo fez parte do Edital/Universal de 019/2004, com o projeto de pesquisa Imagens de Crianças e Infância, com financiamento do CNPq no valor de R$ 18.500,00 (2005 a 2007). O livro mais recente do grupo, intitulado Afirmando Diferenças: montando o quebra-cabeça da diversidade da escola (Editora Papirus, 2005) teve uma edição completa adquirida pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Outro livro, Trabalhando a diferença na Educação infantil (Editora Moderna, 2006), vem sendo adotado por algumas prefeituras do Estado de São Paulo.

O Grupo ganhou uma licitação realizada pelo governo do Estado de São Paulo para a formação continuada de professores(as) da rede pública, na temática étnico-racial. O valor do financiamento foi de R$ 1.600.000 para a formação de 15.000 professores(as). O Grupo organizou também o encarte Sociologia da criança e da infância, publicado pela Revista Sociologia, Ciência & Vida em junho de 2008 (Editora Escala, Ano 2, n. 17).

CNPq: Estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença (link externo)