Educacional e Estrutura e Funcionamento da Educação
Compreender a formação humana no capitalismo. Abordar a educação como uma esfera de socialização que se concretiza nas instituições escolar e universitária. Compreender a função e estrutura do Estado, as políticas públicas e a construção do pacto social e da sociabilidade humana. Supõe-se que a identidade destas instituições constitui-se numa contradição: contribuem para o crescimento econômico, a consolidação do pacto social e da cultura e, de outro lado, são uma forma de crítica de seu tempo histórico e de seus objetivos. Destacam-se as seguintes repercussões: necessidade de investigação dos processos formativos da cultura como possibilidade crítica de emancipação social; Políticas de avaliação da educação superior que configuram-se como de controle e regulação; Concepções do NUPES vêm sendo incorporadas pelo ordenamento jurídico-educacional, fundamentando as políticas de ciência e tecnologia; Implantação da pedagogia histórico-crítica na rede pública de ensino envolve apropriações e objetivações que configuram práticas escolares contraditórias; Modificações nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) indicam efetiva reforma educacional mediada pela pós-graduação, intensificação e precarização do trabalho, mercantilização institucional e expansão do trabalho imaterial produtivo; Habitus e capital cultural de alunos(as) de escolas técnicas implicam em trajetórias que tendem a reproduzir desigualdades sociais; Mudanças na estrutura de ensino municipal evidenciaram relações com o histórico das políticas educacionais e alterações de princípios da prática educativa; Políticas afirmativas (Prouni) dirigidas às desigualdades sociais, diferenças étnico-raciais e acesso da população pobre à Educação Superior atendem à lógica das finanças públicas e não garantem a permanência dos(as) alunos(as); Diretrizes curriculares de relações étnico-raciais indicam limites das políticas afirmativas quanto à sua capacidade de alterar problemas sociais estruturais.
CNPq: Economia Política da Educação, Estética e Formação Humana (link externo)