Educação Musical, Cultura e Comunidade

As pesquisas oriundas deste Grupo se refletem nas ações de Educação Musical desenvolvidas e pesquisadas em diferentes setores da sociedade, em especial nos setores das comunidades em que estão inseridos os(as) pesquisadores(as). Os produtos educacionais e musicais decorrentes das pesquisas têm por objetivo ampliar as possibilidades de acesso ao conhecimento musical, seja ele vivencial, apreciativo ou da prática vocal e instrumental. O Grupo foi criado a partir da experiência adquirida no Grupo de Pesquisa “Práticas Sociais e Processos Educativos”; e ele mantém o mesmo referencial teórico de base do referido Grupo, ampliando suas leituras e referências para a área de Educação Musical. Deste modo, Paulo Freire, Enrique Dussel, Ernani Fiori, Carlos Rodrigues Brandão, Ecléa Bosi e outros(as) dialogam com autores(as) da Educação Musical tais como: Violeta Hemsy de Gainza, Hans Joachim Koellreutter, Carlos Elias Kater, Maura Penna, Teca de Alencar Brito, Marisa Fonterrada, Jusama Souza, Liane Hentscke, Luciana Del Ben, entre tantos(as) outros(as). As pesquisas do Grupo estão baseadas em estudos que envolvem as práticas sociais e os processos educativos que se dão na convivência entre diferentes grupos comunitários. Escolas da rede pública, professores(as) e alunos(as) que estudam ou trabalham na rede pública de ensino, orquestras e corais comunitários, música e Educação à Distância voltados para as interações entre professores(as), tutores(as) e alunos(as). O Grupo tem produzido artigos, capítulos de livros, materiais técnicos, participação em congressos internacionais e nacionais, participações em bancas de monografias, mestrado e doutorado, além de produção de seminários, congressos e muitos concertos ou atividades culturais.