Educação Jesuítica no Brasil Colonial (1549-1759)
O Grupo de Pesquisa Educação Jesuítica no Brasil Colonial (1549-1759) é composto dos(as) seguintes professores(as)-pesquisadores(as): Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi e Carlos Roberto Massao Hayashi (Área de Ciência da Informação), Amarilio Ferreira Jr. e Marisa Bittar (Área de História da Educação). Os dois últimos são bolsistas produtividade do CNPq. O Grupo é integrado, também, por alunos(as) de graduação (Pedagogia e Ciência da Informação), mestrado e doutorado (PPGE-UFSCar), cujos projetos de pesquisa têm como objeto de investigação a educação jesuítica no Brasil Colonial. As repercussões dos trabalhos do Grupo no âmbito de orientações e de publicações, nos últimos dez anos, são as seguintes: 19 trabalhos de iniciação científica; 3 dissertações de mestrado e uma tese de doutorado (todas defendidas no PPGE-UFSCar). Quanto às publicações, o Grupo participou de duas coletâneas: um livro, “Educação, história e cultura no Brasil Colônia” (organizado por José Maria Paiva, Marisa Bittar e Paulo de Assunção) e um dossiê, “Educação jesuítica no Mundo Colonial Ibérico – 1549/1768” (organizado por Amarilio Ferreira Jr.), publicado pelo Inep/MEC. Além disso, publicou 15 artigos nos principais periódicos brasileiros – entre eles: Educação & Sociedade, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e Revista Acervo da Biblioteca Nacional – e cinco capítulos de livros. Participou também de 15 congressos científicos nacionais e internacionais (EUA, Argentina e Portugal). Conta com projetos de pesquisa financiados pelo CNPq.