Educação Brasileira: História e Filosofia de Instituições Escolares

Há quase 20 anos, Ester Buffa e Paolo Nosella criaram no PPGE-UFSCar um Grupo de Pesquisa para o estudo da história e da filosofia de instituições escolares. Linhas de pesquisa semelhantes têm sido implementadas no Brasil e em outros países. Por meio de Convênio com a UFSCar, foi implantanda tal linha no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Uninove/SP. Nesta Instituição, o Grupo organizou em agosto de 2004 o I Colóquio Internacional de Pesquisa sobre Instituições Escolares Uninove/SP. Organizou, em seguida (novembro de 2005) o II Colóquio Internacional de Pesquisa sobre Instituições Escolares. Dando continuidade a esta iniciativa, organizou também os III, IV e V Colóquio Internacional de Pesquisa sobre Instituições Escolares, respectivamente em agosto de 2006, agosto de 2007 e agosto de 2008. Organizou, ainda, o VI Colóquio Internacional de Pesquisa sobre Instituições Escolares, realizado em 26, 27 e 28 de agosto de 2009.

O Grupo realizou um balanço crítico da produção desse tipo de pesquisa – projeto aprovado pelo CNPq – visando a um produto final que sirva de orientação aos(às) pesquisadores(as) desta temática. Pretende publicar um livro que responda a duas perguntas fundamentais: Por que e como investigar a história e a filosofia de uma escola?

As atividades de pesquisa e estudo habituais do grupo são: conferências e mini-cursos sobre o tema; orientação de iniciação científica, dissertações e teses sobre o assunto; intercâmbio com outros grupos que se dedicam a trabalhos semelhantes; publicações de artigos e livros sobre a temática.

CNPq: Educação Brasileira: História e Filosofia de Instituições Escolares (link externo)