Diversidade em Educação

O Grupo teve sua origem em 2006, quando estava sediado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo, posteriormente, transferido sua sede para a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As temáticas debatidas pelo grupo têm em comum a visão de que a educação deve ser um espaço não só de produção do conhecimento científico, mas também do exercício de cidadania, bem como o desenvolvimento de políticas afirmativas da diversidade. Isso implica discutir os sujeitos que reivindicam seu espaço no currículo escolar, a exemplo das minorias étnicas e raciais, dos indivíduos com necessidades educativas especiais, das minorias sexuais e de gênero e das inúmeras diferenças culturais e comportamentais que habitam o espaço escolar. O grupo consolida uma aproximação entre os(as) pesquisadores(as) da Universidade Federal de São Carlos, da Universidade Federal do Paraná, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), que vem ocorrendo nos últimos anos.

Se constitui em três principais eixos de pesquisa: 1) Educação, Gênero e Sexualidade; 2) Subjetividade, Imaginário e Educação; 3) Educação, cidadania e diversidade. Por meio deles, visa discutir o tema da diversidade no espaço educativo, nas práticas sociais e também nas produções culturais do imaginário, que na modernidade exercem, também, grande função educativa, visando formar representações afirmativas de diversidade e de cidadania. Os(as) pesquisadores(as) do Grupo têm divulgado suas pesquisas em alguns dos principais periódicos científicos do país. No ano de 2008, organizamos o dossiê “Educação, gênero e sexualidade”, publicado na Revista Pro-posições (um importante periódico nacional da área da educação, editado pela Unicamp). Para o ano de 2010, planejamos uma outra publicação em dossiê de revista, no qual possam ser apresentadas parte das pesquisas de todo o Grupo.

CNPq: Diversidade em Educação (link externo)