Cidadania, Ação Social, Educação e Terapia Ocupacional

  1. Produção de conhecimento no campo social: educação e terapia ocupacional;
  2. Discussão do papel dos técnicos na atenção territorial e comunitária e na educação formal e não formal;
  3. Elaboração de reflexão crítica sobre o papel social do técnico, através da caracterização da população assistida, no contexto das respostas oferecidas, com ênfase na atenção territorial e/ou comunitária em Terapia Ocupacional, bem como na educação, revisando suas metodologias e instrumentos;
  4. Estudo de populações em processos de ruptura de redes sociais de suporte – a situação de crianças, adolescentes e jovens; adultos moradores de rua; idosos; pessoas com deficiência e pessoas com transtorno mental;
  5. Análise de ações e construções da sociedade civil: movimentos sociais, educação popular, educação não formal e organizações não-governamentais no Brasil;
  6. Produção de estudos acerca das Políticas Sociais no Brasil, em especial as educacionais – tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Superior;
  7. Desenvolvimento de estudos sobre o uso de atividades como instrumento de auto-valorização e de produção de sentido pessoal
    e social que visam à ampliação dos espaços e a emancipação pessoal e social em projetos individualizados (mas sempre contextualizados) de melhoria de qualidade de vida;
  8. Trabalhos em parceria com organizações governamentais e não-governamentais, de caráter público, que atuem pela universalização de direitos de cidadania;
  9. Sensibilização e formação de estudantes e profissionais para atuar no território, em espaços comunitários e em instituições sociais, capacitando-os(as) para, a partir da demanda da população, contribuir para o equacionamento de suas necessidades e para uma escuta e uma intervenção que se construa com o Outro em seu contexto e história.

CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6856928661601042 (link externo)