Matriz Curricular

As atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação estruturam-se em conformidade com o que estabelece o Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação da UFSCar e o Regimento Interno do PPGE. As atividades abrangem estudos e trabalhos de formação acadêmica nos níveis de Mestrado e Doutorado em uma única área de Concentração - Educação -, à qual se vinculam as sete Linhas de Pesquisa que, por sua vez, abrigam os grupos de pesquisas.

A atual estrutura curricular do PPGE, vigente desde 2010, define que os estudantes de Mestrado devem cursar 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas, 12 (doze) dos quais em disciplinas obrigatórias e 24 (vinte e quatro) em disciplinas optativas. Pelo menos uma das disciplinas optativas deverá ser escolhida dentre aquelas oferecidas pela Linha de Pesquisa em que o mestrando ingressou. As disciplinas obrigatórias para o Mestrado são: Epistemologia da Educação I (6cr) e Seminários de Dissertação em Educação (6cr). Os estudantes de Doutorado deverão cursar 55 (cinquenta e cinco) créditos em disciplinas, dos quais 37 (trinta e sete) em disciplinas obrigatórias e 18 (dezoito) em disciplinas optativas. Pelo menos uma das disciplinas optativas deverá ser escolhida dentre aquelas oferecidas pela Linha de Pesquisa em que o doutorando ingressou. As disciplinas obrigatórias para o Doutorado são: Epistemologia da Educação II (12cr); Seminários de Tese em Educação (13cr); Estudos e Produções em Educação II (6cr); e Estudos e Produções em Educação III (6cr).

Destacam-se, a seguir, as particularidades que caracterizam as disciplinas Seminários de Dissertação em Educação, Seminários de Tese em Educação e Estudos e Produções em Educação (I, II e III).

As disciplinas de Seminários constituem um evento anual, com duração de uma semana letiva, organizado pelas linhas de pesquisa de forma conjunta, sob coordenação da CPG, de modo que estudantes das diferentes linhas possam circular pelas sessões de discussão dos projetos. Além dessas atividades, os Seminários contam com uma conferência de abertura e com debates acerca de aspectos metodológicos e outros temas considerados relevantes para pesquisa, realizados com pesquisadores visitantes e docentes das diferentes linhas, possibilitando aos estudantes contato com uma variedade de aspectos atinentes à pesquisa.

As disciplinas Estudos Produções em Educação (I, II e III) caracterizam-se pela realização supervisionada, na linha de pesquisa, de estudos vinculados à temática educacional, tendo como objetivo o planejamento e o desenvolvimento de ensaios teóricos. As referidas disciplinas são oferecidas para sete turmas, correspondentes a cada uma das Linhas de Pesquisa. A cada oferta um professor vinculado à Linha é nomeado pelos pares como responsável pela condução dessas disciplinas, podendo os demais participarem de cada oferta.

O Programa conta com as seguintes linhas: