Inserção e impacto regional e/ou nacional do Programa

G1) Objetivo estratégico: ampliar e dar visibilidade aos projetos de inserção e impacto social regional e/ou nacional.
Meta: ampliação e visualização de projetos que objetivem a inserção e o impacto social regional e nacional.
Ação: incentivar a ampliação do desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisas educacionais e sociais nas linhas do programa.
Ação: divulgar os conhecimentos e intervenções produzidas por meio de pesquisas e sua indissociabilidade com o ensino e extensão.
Ação: produzir material didático advindo das pesquisas e intervenções, de modo a produzir impacto social .
Ação: ampliar e consolidar parcerias com as redes municipais de Educação Básica e de saúde; movimentos sociais e populares.

G2) Objetivo estratégico: produzir conhecimento colaborativamente na formação continuada de professores e outros agentes educacionais para os sistemas de ensino e de saúde, de assistência social, etc.
Meta: integração e produção dos conhecimentos advindos da academia e da sociedade em geral, para inserção e impacto na formação continuada de professores e outros agentes educacionais nos sistemas de ensino, saúde e assistência social.
Ação: integrar e cooperar com outros Programas e centros de pesquisa e desenvolvimento profissional, com vistas ao desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão para a formação de profissionais e outros agentes educacionais para a transformação social.
Ação: reconhecer a diversidade epistemológica na formação profissional e nas pesquisas de modo a contemplar as contribuições históricas e culturais, bem como a presença contemporânea de povos africanos, afro-brasileiros, indígenas, asiáticos, etc., considerando perspectivas não-hegemônicas, antirracistas, não-sexistas e inclusivas.
Ação: incentivar e viabilizar o protagonismo de pessoas negras, indígenas, mulheres, homossexuais, bissexuais, pessoas transgêneras e pessoas com deficiência na produção do conhecimento científico, reconhecendo a diversidade epistemológica.
Ação: articular os projetos de extensão e pesquisas com movimentos sociais sob os princípios participativos, dialógicos e democráticos.
Ação: acompanhar egressos; fomentar e/ou apoiar sua inserção progressiva e aprofundada, particularmente, nas atividades no campo educacional, saúde e assistência social, promotoras das transformações sociais.

G3) Objetivo estratégico: intensificar o ingresso e a permanência de estudantes por meio de ações afirmativas.
Meta: consolidação da política de ações afirmativas no PPGE.
Ação: elaborar estratégias, processos e iniciativas junto aos estudantes do programa para recepção, acolhimento e integração cultural dos alunos, especialmente ingressantes por reserva de vagas e processos diferenciados caso seja necessário, tal como alunos com deficiência.
Ação: buscar apoio institucional para melhoria dos espaços e condições de realização do acolhimento.
Ação: acompanhar e apoiar os ingressantes pela reserva de vagas.
Ação: construir e aprimorar mecanismos para a permanência de estudantes ingressantes no geral e por reservas de vagas.
Ação: realizar fóruns periódicos entre estudantes e docentes para avaliação processual do ingresso por reservas de vagas.
Ação: garantir a permanência de ações afirmativas no processo seletivo do PPGE.
Ação: avaliar a implementação e resultados das políticas de ações afirmativas.

G4) Objetivo estratégico: garantir espaços de comunicação entre estudantes e docentes.
Meta: ampliação e consolidação de canais de comunicação no PPGE.
Ação: avaliar periodicamente suporte técnico, equipamentos coletivos e apoio pedagógico para estudantes.
Ação: implementar atividades de interlocução, encontros entre discentes e entre docentes e entre ambos, para troca de experiências, conhecimentos, ideias, saberes, perspectivas, visando a construção de projetos conjuntos entre estudantes de diferentes linhas.
Ação: criar, ampliar e fortalecer processos comunicativos e parcerias entre o PPGE e a comunidade do entorno, tais como: escolas, universidades, movimentos sociais, órgãos, empresas e serviços públicos, órgãos da saúde, etc.

G5) Objetivo estratégico: ampliar a visibilidade do PPGE.
Meta: ampliação contínua da visibilidade do PPGE em diversos espaços.
Ação: apoiar as condições infra estruturais, de pessoal e de financiamento para Editoria de periódico acadêmico qualificado pela área (ex: Reveduc).
Ação: ampliar e aprimorar a divulgação científica dos conhecimentos e intervenções produzidos, através de pesquisas e sua indissociabilidade com o ensino e extensão por meio de eventos e publicações.
Ação: propor dossiês sobre temas emergentes na Reveduc.
Ação: divulgar os Anais dos Seminários de Dissertações e Teses no site do PPGE.
Ação: estimular a participação em Diretorias de Sociedade Científica e Consultorias ad hoc de periódicos internacionais e nacionais.
Ação: suscitar a participação em comitês ou comissões de agências oficiais de apoio à pesquisa, com a finalidade de fomentar a busca orientada por recursos por parte de docentes e discentes do PPGE.
Ação: estimular a coordenação e participação de Fóruns Acadêmicos, Fóruns Sociais ou Conselhos, de modo a estreitar os vínculos entre universidade, PPGE e sociedade civil organizada.
Ação: incentivar a representação em entidades de classe, de modo a possibilitar o engajamento qualificado em proposições políticas no enfrentamento de contingências e cortes de recursos orçamentários e de fomento à pesquisa, extensão e programas de permanência de estudantes.
Ação: estimular a participação em Organismos Internacionais.