Formação Discente

D1) Objetivo estratégico: diversificar percursos formativos dos estudantes.
Meta 1: diversificação e ampliação de oportunidades de formação discente.
Ação: ampliar a oferta das disciplinas optativas com a articulação entre diferentes professores.
Ação: definir o mínimo de disciplinas a serem ofertadas pelas linhas anualmente.
(As linhas com 10 professores ou mais oferecerão, além da disciplina Estudos e Produções, o número mínimo de cinco disciplinas entre obrigatórias ou turmas em obrigatórias e optativas ao ano. As linhas menores oferecerão um número de disciplinas proporcional ao número de docentes, sendo no mínimo duas disciplinas ao ano, além da disciplina “Estudos e Produções”.
Ação: elaborar um planejamento da oferta de disciplinas/turmas de modo a maximizar os horários de oferta e propiciar efetivamente maior oportunidade de os estudantes cursarem diferentes disciplinas; intra semestre e entre semestres.
Ação: consolidar a oferta de disciplinas que discutam as temáticas e referenciais teórico-metodológicos de cada linha.
Ação: oferecer disciplinas e atividades com temáticas diversificadas e transversais que estimulem o espírito crítico e investigativo dos pós-graduandos.
Ação: estimular que as atividades da disciplina Estudos e Produções resultem em artigos coletivos que envolvam docente(s) e discente(s).
Meta 2: ampliação das publicações discentes e de vinculação a entidades científicas.
Ação: estimular que os bons trabalhos resultantes das disciplinas sejam publicados em revistas relevantes em parceria com os docentes.
Ação: criar mecanismos que possibilitem que as dissertações e teses resultem em textos para publicação.
Ação: incentivar a associação e participação dos estudantes em associações, sociedades e redes científicas e profissionais.
Ação: caberá anualmente à CPG definir os critérios para a priorização de eventos na alocação de recursos.
Ação: garantir a participação dos alunos nos Grupos de Pesquisa dos orientadores na disciplina Estudos e Produções e estimular que a participação continue por todo o curso.
Ação: socializar informações sobre eventos nos quais os estudantes possam participar.
Ação: disponibilizar uma lista de eventos online e gratuitos para estimular a participação dos pós-graduandos.
Ação: estimular a participação dos pós-graduandos como autores em eventos nacionais e internacionais, destinando recursos para a participação nesses eventos de acordo com a disponibilidade orçamentária do PPGE.
Ação: incorporação no regimento de ações de indução da publicação dos resultados das dissertações e teses.
Meta 3: ter no quadriênio um projeto integrado de formação em metodologias de pesquisa.

D2) Objetivo estratégico: ampliar opções práticas/experimentação de formação dos estudantes para atuarem no Ensino Superior e na Editoração Científica.
Meta: diversificação e ampliação de oportunidades para estágios docentes e de acompanhamento de avaliação, edição e publicação em revista científica.
Ação: incentivar a participação nas “Atividades Complementares de Teoria e Prática em Ensino Superior” (Estágio Docente) ainda que não bolsista CAPES.
Ação: estimular a participação dos mestrandos e doutorandos na co-orientação de TCC, IC, parecerista de eventos, em atividades de extensão, em docência em minicursos, entre outras atividades. Ação: elaborar editais anuais para seleção de pós-graduandos para atuarem como assistentes técnicos de edição da Reveduc.