EMAC – Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Cultura
O EMAC – Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Cultura foi constituído em 2012 e cadastrado junto ao CNPq em 2013. Realiza pesquisas nos seguintes temas: Etnomatemática, Lógica, Modelagem Matemática, Sociologia e Educação Matemática, História da Matemática e da Educação Matemática; Filosofia da Matemática e da Educação Matemática. O Grupo tem como principal característica pensar a educação escolar e a formação de professores(as) – seja no âmbito da ação pedagógica, sejam na pesquisa acadêmica – numa perspectiva cultural da Educação Matemática. É composto de pesquisadores(as) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e de outras instituições, tais como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Unichapecó (SC). Conta com a participação de graduandos(as) e pós-graduandos(as), inclusive docentes de outras universidades públicas (UFV, IFMG, IFMA, IFSP, IFRN, UFMT, UNESPAR), e tem contribuído para a produção de iniciação científica, dissertações de mestrado e doutorado em Educação do PPGE da UFSCar.
Líderes:
- Ademir Donizeti Caldeira
- Denise Vilela.
CNPq: EMAC – Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Cultura (link externo)