EDU 097 - Ócio, B em-Viver e Educação (6 créditos)

Ementa

Historicidade e significados de Ócio e suas interfaces com Lazer, Trabalho e Educação

As transformações urbanísticas e das relações capital-trabalho: implicações para a vida na Terra

Eurocentrismo, epistemologias do sul e decolonialidade

Ética indígena do bem-viver e contribuições para a Educação

Do conformismo do lazer à radicalidade do ócio: esperançando o bem-viver.

Bibliografia

GONÇALVES JUNIOR, LuizLEMOS, Fábio R. M.; CHECCHI, Conrado M. S. Do conformismo do lazer à radicalidade do ócio: esperançando o bem viver. In: SILVA, Junior V. P.; SILVA, Dirceu S. (Org.). Lazer, vida com qualidade e direitos sociais. Curitiba: InterSaberes, 2019. KOPENAWA, Davi; ALBERT, BruceA queda do céu: palavras de um xamã yanomani. 6ª. Reimpressão. São Paulo: Cia. das Letras, 2019. KRENAK, AiltonIdeias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Cia. das Letras, 2019.  MUNDURUKU, DanielDas coisas que aprendi: ensaios sobre o bem-viver. 2ª. Ed. Lorena: DM Projetos Especiais, 2019. QUIJANO, Anibal. “Bem viver”: entre o “desenvolvimento” e a “des/colonialidade” do poder. Revista da Faculdade de Direito da UFG, v. 37, n. 1, p. 46-57, 2013. SANTOS, Boaventura S.; MENESES, Maria P. (Org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.