Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva

Vínculo: Professor

Biografia: Graduado em Pedagogia pela UFSCar. Mestre em Educação (PPGE-UFSCar) com pesquisa dedicada ao pensamento de Paulo Freire, e doutor em Educação (PPGE-UFSCar), com estágio doutoral pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, CAPES como instituição de fomento, no Centre de Recherche sur les Liens Sociaux (CERLIS), Université Paris V - Descartes, desenvolvendo pesquisa sobre as masculinidades e o pensamento didático contemporâneo. É professor Adjunto do quadro efetivo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE-UFSCar). Coordenador Geral do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa - NIASE. Desenvolve pesquisas principalmente sobre as seguintes temáticas: aprendizagem dialógica, relações de gênero e novas masculinidades na educação, didática e prevenção de violência contra a população LGBTQIAPN+ nas universidades. Desde dezembro de 2022 está como Pró-Reitor Adjunto de Extensão na Pró-reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar.

Linha de Pesquisa:  Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais

E-mail: alexandrerns@ufscar.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8697942957516547