Infraestrutura

Breve retrospectiva histórica: em 1997, o PPGE passou a ter espaço próprio de 170 m2 no edifício do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Assim, pela primeira vez em 21 anos seus estudantes passaram a conviver em um mesmo espaço, o que possibilitou um ambiente acadêmico mais apropriado a esse nível de formação. Condições físicas condizentes com o trabalho acadêmico sempre constituíram prioridade das coordenações nas reivindicações junto à administração da UFSCar. Em 2006, o PPGE conseguiu ampliar o seu espaço físico e passou a contar com 10 salas, nove delas no prédio do CECH e uma no prédio de Aulas Teóricas (AT1). A estrutura do PPGE compõe-se dos seguintes ambientes:

Sala 1 – Secretaria; Sala 2 – Coordenação, que comporta reuniões de pequenos grupos; Sala 3 – Reuniões; Sala 4 – Laboratório de Informática e Estudos, denominada Sala Ana Maria Poppovic, equipada com 20 computadores conectados à rede mundial de computadores e com rede de internet sem fio wireless, permitindo acesso irrestrito a sites de Bases de Dados de Literatura Técnico-Científica (BDLTC) disponibilizadas à comunidade científica pelo Portal de Periódicos da CAPES, as quais podem ser utilizadas nos computadores ligados à Rede UFSCar dentro dos campi da UFSCar por todos os usuários ou por acesso proxy, somente para docentes e alunos de pós-graduação; Sala 5 – Documentos e Arquivo; Sala 6 – denominada Sala Paulo Freire, é utilizada para exames de qualificação e/ou defesa, sendo equipada com computador conectado à internet, data show e TV; Sala 7 – Biblioteca Interna do PPGE, abrigando acervo de teses e dissertações impressas, obras publicadas pelos docentes do PPGE e recebidas de outros autores; Sala 8 – Sala de Apoio, abriga a REVEDUC (Revista Eletrônica de Educação do PPGE); Sala 9 – denominada Sala Anísio Teixeira, é utilizada para exames de qualificação e/ou defesa, sendo equipada com computador conectado à internet, data show, TV e lousa digital, ampliando as possibilidade de uso em atividades letivas e reuniões on line dos grupos de pesquisa e bancas através de videoconferências; Sala 10 – Localizada no prédio AT-1 da área Sul da UFSCar, é utilizada para pequenas reuniões e para aulas da pós-graduação.

Para a alocação das aulas a cada semestre, além das salas mencionadas o Programa pode contar com outras, localizadas em quaisquer dos 9 prédios de salas de aulas teóricas (ATs) do Campus de São Carlos. Tal alocação é feita por setor específico deste campus da UFSCar.

Os docentes contam com gabinetes de trabalho utilizados para estudos, preparação de aulas, orientações e atendimentos aos estudantes.

O PPGE conta, ainda, com um auditório de porte médio, com capacidade para 80 pessoas, denominado Auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), que tem representado importante espaço para atividades rotineiras deste Programa, como debates, seminários e palestras.

Por meio de participações no Programa Pró-Equipamentos o PPGE tem conseguido adquirir equipamentos (filmadoras, computadores portáteis, gravadores de voz) para uso dos estudantes em suas pesquisas de campo. Em 2012 participamos do Programa Pró-Equipamentos e fomos contemplados com um laboratório de informática, como informamos no item específico. Anualmente estes equipamentos são atualizados utilizando as verbas oriundas das políticas de manutenção e atualização de equipamentos do Centro de Educação e Ciências Humanas.

Além dessa infraestrutura geral, cinco das Linhas de Pesquisa possuem laboratórios específicos, nos quais ocorrem reuniões de grupos, estudos, pesquisas e debates. São as seguintes, as salas de pesquisas:

NIECEM: Núcleo de Investigação em Educação em Ciências e Matemática. Abriga pesquisadores e pós-graduandos da Linha de Educação em Ciências e Matemática, conta com computador em rede wireless, data show, filmadora, gravadores de voz e acervo bibliográfico com cerca de 450 livros e periódicos, livros didáticos e guias curriculares da área de Educação em Ciências e Educação Matemática. Foi montado com recursos de projetos de pesquisa dos docentes da Linha.

NIASE - Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa. Abriga pesquisadores e pós-graduandos da Linha Educação Escolar: Teorias e Práticas. Contando com computadores e impressoras conectados em rede, multimídia, filmadoras e gravadores de voz, é um espaço ocupado diariamente pelos participantes da Linha.

SALA DE PESQUISA do Grupo Economia Política da Educação e Formação Humana - reúne pesquisadores e pós-graduandos da Linha Estado Política e Formação Humana. Com equipamentos de informática e data show é um espaço compartilhado onde ocorrem palestras, reuniões de orientação e espaço de estudo e pesquisa dos estudantes.

PORTAL DOS PROFESSORES - ocupa 4 salas no Centro de Educação e Ciências Humanas. Pesquisadores e pós-graduandos da Linha Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais, Novas Tecnologias e Ambientes de Aprendizagem se reúnem para debater e realizar pesquisas. Conta com 6 computadores conectados à rede internet wireless, impressoras laser, filmadoras, gravadores de voz e uma sala de videoconferência recentemente instalada. Nesta sala ocorre grande parte das bancas de defesa de teses e dissertações do PPGE realizadas com a participação de membros através de videoconferência, permitidas no Regimento Interno do PPGE.

O Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) inaugurou, em dezembro de 2018, o Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP), um espaço com Auditório, 2 salas de Seminários, 18 salas de apoio à pesquisa com equipamentos de videoconferência e 4 salas de apoio à pesquisa sem equipamentos de videoconferência. Trata-se de um prédio com uma área construída de 1.876,85 m2, destinada para os cursos e Programas de Pós- Graduação do Centro.

O PPGE participa de projeto FINEP de infraestrutura, no qual prevê recursos para reformas e aquisição de equipamentos. Com este recurso está previsto, reforma nas atuais instalações do PPGE e na aquisição de equipamentos para 7 salas do NAP, nas quais o PPGE terá prioridade.

Recursos de Informática

A UFSCar faz parte da rede Eduroam (education roaming) oferecendo, assim, acesso à internet wireless a estudantes, docentes, funcionários e visitantes oriundos de IES filiadas à citada rede. Isso facilita a permanência dos estudantes na instituição além dos períodos de aula e a inclusão digital de estudantes que não conseguem este acesso de outra forma. Ademais, o programa conta com um laboratório de informática disponível para os estudantes e ligado à rede de fibra óptica da UFSCar, garantindo-lhes o acesso à internet.

Para mantermos esta infraestrutura tecnológica, atualizamos periodicamente os microcomputadores com recursos advindos de convênios firmados pelo PPGE – como o PQI (Programa de Qualificação Interinstitucional/CAPES); por meio dos projetos de pesquisa dos professores; e concorrendo a editais públicos, como o Pró-Equipamentos. Dessa forma, temos garantido o acesso dos pós-graduandos ao uso de computadores no PPGE e à atualização dos equipamentos de informática para a Secretaria. Em março de 2010 recebemos 20 novos computadores, dos quais 8 foram instalados em nossa sala de informática; substituímos 3 computadores da Secretaria, os dois das salas de defesas e equipamos a sala de apoio com 2 computadores. Os demais foram disponibilizados às linhas de Pesquisa. Em 2011 adquirimos um data show e um notebook para uso nas atividades do programa em locais sem estes equipamentos.

Desse modo, estamos proporcionando melhoria das condições infraestruturais do PPGE, o maior Programa de Pós-Graduação da UFSCar. O Programa conta ainda com os seguintes equipamentos de uso coletivo, disponíveis para empréstimo, a fim de servirem ao desenvolvimento de pesquisas de campo e/ou atividades de ensino: 2 notebooks, 2 aparelhos data show, 7 filmadoras, diversos gravadores de voz e outros materiais disponíveis aos alunos e professores do Programa.

Em síntese, no que tange a todos os itens sobre infraestrutura, o PPGE desfruta de uma das melhores condições físicas dentre os Programas de Pós-Graduação na área de Ciências Humanas da UFSCar, o que se deve à sua antiguidade e importância, aliada aos esforço das coordenações do Programa e de seus docentes.

Biblioteca Comunitária (BCo) e Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM)

O acervo bibliográfico adquirido está disponível em dois setores: Biblioteca Comunitária da UFSCar (BCo) e Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM/Centro de Educação e Ciências Humanas). Esta, por sua vez, compreende o Serviço de Documentação em Educação (SDE / Departamento de Educação) e o Arquivo de História Contemporânea.

A Biblioteca Comunitária da UFSCar (BCo) inaugurada em 1995, vem oferecendo serviços importantes, contando com amplo espaço e condições de estudo. Conta com mais de 200 mil livros, mais de 4 mil periódicos impressos e mais de 22 mil periódicos eletrônicos em seu acervo, e com instalações adequadas e diversificadas para inúmeras atividades. Possui, ainda, 8 Coleções Especiais, a saber: Florestan Fernandes; Florestan Fernandes – Distrito Federal; Luís Martins; Henrique Luis Alves; Ficção Científica; Brasiliana; Revista Ilustração Brasileira e Luiz Carlos Prestes. Também conta com um acervo de CDs, DVDs, mapas e livros em braille. Totalmente informatizada, permite acesso a bancos de dados e a informações das mais variadas. O acesso fácil a bibliografia diversificada e atualizada tornou a elaboração das dissertações e teses mais dinâmica, o mesmo acontecendo com o desenvolvimento dos projetos de pesquisa. Ademais, a UFSCar conta com Repositório Institucional (RI-UFSCar), sistema de informação este que visa armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente a produção intelectual dos diversos setores e segmentos da comunidade da UFSCar, provendo o acesso aberto à informação produzida na instituição e registrada como científica, tecnológica, didática, artístico-cultural e técnico-administrativa. Nesse repositório encontra-se a biblioteca digital de dissertações e teses que proporcionou maior visibilidade a tais produções. Nessa perspectiva, tem empreendido uma política ativa no sentido de atender à recomendação da CAPES de tornar públicas na web as dissertações e teses, o que proporciona a difusão do conhecimento com eficiência e rapidez, além de proporcionar transparência e visibilidade à produção do Programa.

A BCo conta com Bases de Dados de Informação Científico-Tecnológica (BDICT), que são repositórios de publicações armazenados em plataformas ou portais sustentados por tecnologias da informação, em geral disponíveis on-line, como periódicos e coleções de e.books (Atheneu, Cambridge Core, Wiley Online Library). A comunidade universitária também pode acessar o Repositório Livre Saber (LiSa), um repositório digital de acesso livre que agrega os conteúdos das disciplinas oferecidas nos cinco cursos de graduação a distância ofertados pela UFSCar de 2007 a 2013 - Engenharia Ambiental, Sistemas de Informação, Educação Musical, Pedagogia e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira. São armazenados no LiSa materiais didáticos, vídeos, animações, áudios, imagens, mapas de atividades, textos e outros recursos produzidos por docentes e demais colaboradores da Secretaria de Educação a Distância (SEaD). A BCo disponibiliza, ainda, à comunidade dois gestores de referência (Mendeley e Zotero).

No que diz respeito ao acervo, tem havido renovação dos periódicos referentes à Educação mencionados em relatórios anteriores, já que a política institucional referente aos periódicos é a de investir nas coleções já iniciadas e repor exemplares, principalmente no que se refere à compra de números atrasados, objetivando completar as coleções. A UFSCar disponibiliza à comunidade interna acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, além de outras coleções e repositórios já mencionados. Salientamos que tais periódicos são compatíveis com as linhas de pesquisa e com as necessidades do Programa, adquiridos em atendimento às suas demandas. Contamos com a Seção de Acesso às Bases de Dados (SeABD/BCo) da Biblioteca Comunitária da UFSCar, que tem como objetivo principal capacitar o usuário no acesso à informação on line e à informação não disponível na BCo, por meio dos serviços de Treinamento e Capacitação de Usuários (TCU), Comutação de Informação (SCI) e Serviço de Referência e Informação (SRI), o que tem sido extremamente útil aos nossos pós-graduandos.

Além disso, temos contado com o valioso acervo da biblioteca Florestan Fernandes que reúne toda a obra particular desse nome singular da sociologia brasileira e que foi adquirida pela UFSCar logo após a sua morte. Consideramos esse acervo, que está reproduzido exatamente na forma como se encontrava em sua casa, uma preciosidade que enriquece a Biblioteca Comunitária e distingue a UFSCar.

Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM)

Em 1998, o Serviço de Documentação em Educação (SDE) e o Arquivo de História Contemporânea foram incorporados à Unidade Especial de Informação e Memória - UEIM (link externo), com sede no edifício central do Centro de Educação e Ciências Humanas, otimizando acesso e utilização, tanto para os professores quanto para os pós-graduandos, constituindo-se em mais um espaço partilhado pela graduação e pelos diversos projetos de pós-graduação. O acervo deste Serviço vem sendo ampliado não apenas no que diz respeito às teses e dissertações do PPGE e de outros Programas, como aos exemplares de revistas e periódicos nacionais - principalmente os publicados pelas universidades -, documentos oficiais de diferentes instituições, boletins de instituições de nível superior e dos governos dos diferentes estados da União, anais, documentos de encontros nacionais e regionais, assim como as produções de alunos e professores, ano a ano, desde 1976. Esse acervo tem sido fundamental não apenas para o desenvolvimento das pesquisas, mas também para a atualização bibliográfica concernente às disciplinas. Desse modo, tanto SDE quanto o Arquivo de História Contemporânea têm desempenhado importante papel de apoio ao ensino e à pesquisa desenvolvidos no PPGE. Destacamos, dentre as inúmeras obras disponíveis, principalmente para os que desenvolvem pesquisas históricas (de Educação, de Ensino, de Práticas Pedagógicas etc.), a coleção João Penteado, de obras significativas relacionadas à Educação, assim como a coleção de livros didáticos de ensino médio de todos os componentes curriculares, algumas coleções voltadas para a Educação das Relações Étnico Raciais (por ex: Coleção Ivair Augusto Alves dos Santos e Tereza Santos) (http://www.ueim.ufscar.br/colecoes (link externo))

Outros acervos

Contamos, ainda, com bibliotecas particulares de docentes. Além disso, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros reúne acervos particulares, de militantes do movimento negro e docentes do PPGE. Dentre tais acervos encontram-se: a Coleção História Geral da África, traduzida para o Português e organizada pelo Prof. Valter Silvério, docente da UFSCar; as obras e documentos raros sobre a educação brasileira do período jesuítico, de propriedade do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação Jesuítica no Brasil Colonial; o rico acervo de obras de referência mantido pelo grupo de Teoria Crítica. Além deste conjunto, um dos docentes do Programa mantém vasta coleção de obras (mais de 600 livros), documentos e recortes de jornais (cerca de 2000) sobre a ditadura militar. Esse acervo se constitui em fonte para pesquisas sobre a história da educação brasileira e sobre a própria ditadura militar. Os demais professores também disponibilizam seus acervos pessoais para as pesquisas dos pós-graduandos e dos grupos de pesquisas. O acesso a essa variedade e riqueza de acervos impressos disponíveis na UFSCar e no PPGE tem convivido, cada vez mais, com a prática dos alunos em utilizar consultas eletrônicas para suas pesquisas, forma de acesso que conta com possibilidades crescentes. Nesse sentido, temos incentivado a consulta, entre outros, ao Portal de Periódicos da CAPES.