Tatiane Cosentino Rodrigues

Vínculo: Professora

Biografia: Doutora em educação (2011) pela Universidade Federal de São Carlos, com estágio de pesquisa no Departamento de Políticas Educacionais da Georgia State University. Possui graduação (2003) em Pedagogia e Mestrado em Ciências Sociais (2005) pela mesma instituição. É professora do Departamento de Teorias e Prática Pedagógicas e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar. É líder do grupo de Pesquisa CNPq "Educação e relações étnico-raciais". Coordenou rede de pesquisa internacional no âmbito do primeiro Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (CAPES) (2016-2020), envolvendo a Georgia State University, Université Paris Nanterre e Universidad Distrital Francisco José de Caldas - Bogotá Colombia. Foi Professora Visitante no Centre de Recherche Éducation ef Formation da Université Paris Nanterre no ano acadêmico 2019-2020, com financiamento Fapesp e Capes/Print. Atualmente coordena rede de pesquisa internacional do segundo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (2024-atual) (CAPES), envolvendo a Georgia State University, Florida International University e Xavier University of Louisiana (EUA). Coordenou curso de aperfeiçoamento em educação e relações étnico-raciais para pouco mais de três mil professoras/es de dez municípios da região central do Estado de São Paulo, com financiamento do Ministério da Educação (2013- 2016). Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (2021-2024). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, relações étnico-raciais, educação infantil e formação de professores.

Linha de Pesquisa: Relações étnico-raciais, diversidade e educação

E-mail: tatiane.rodrigues@ufscar.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8361431964064731 (link externo)