Roseli Esquerdo Lopes
Vínculo: Professora
Biografia: Roseli Esquerdo Lopes é neta de espanhóis pobres, comunistas e anticlericais que imigraram para a Argentina e para o Brasil, fixando-se no interior do estado de São Paulo no início do século XX, fazendo parte da primeira geração familiar que chegou à Universidade. Assim, possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP (1979), especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo FSP/USP (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Realizou estágio de pós-doutorado em Saúde Pública na FSP/USP (2007). Iniciou sua carreira profissional, em 1980, no trabalho com crianças com deficiência na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, na cidade de São Paulo (SP) e na Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, como terapeuta ocupacional do Manicômio Judiciário de Franco da Rocha. Com Denise Barros e Sandra Galheigo criou o 'Projeto Metuia' (1998), atualmente 'Rede Metuia Terapia Ocupacional Social', participando de uma "criação-necessidade" no Brasil: a Terapia Ocupacional Social. Integrou a equipe que propôs e implantou o Departamento de Terapia Ocupacional - DTO (1996), bem como o Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (2010), na UFSCar. Atuou como docente na FMUSP (1983 a 1989) e ingressou na UFSCar em 1991, tornando-se, por concurso público, a primeira Professora Titular do DTO (2012), onde segue trabalhando no âmbito da formação graduada e pós-graduada, na pesquisa e na extensão universitária. Em 2003, foi credenciada como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, na linha de pesquisa 'Fundamentos da Educação', hoje 'História, Filosofia e Sociologia da Educação'. No Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar, integra a linha de pesquisa 'Redes Sociais e Vulnerabilidades'. Criou e coordena o Laboratório METUIA da UFSCar, de onde se ensina e se pesquisa Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional Social, Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, e na interface entre ambas, com aportes da Saúde Pública e das Ciências Sociais, as Juventudes, com ênfase nas juventudes das classes populares, no Brasil, em geral, pobre, negra e que vive nas periferias das cidades.
Linha de Pesquisa: História, Filosofia e Sociologia da Educação
E-mail: relopes@ufscar.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1507752191797249 (link externo)
 
             
            