EDU 089 - FOUCAULT E A ANÁLISE DO DISCURSO II(6 créditos)
Ementa
Entender a análise do discurso no interior daquilo que Foucault chamou de arqueologia de discursos e da genealogia do poder. Refletir sobre o discurso de forma como a realidade o anuncia, ou seja, o social é construído de forma discursiva. A reflexão deve buscar o entendimento, os enunciados que o formam, os que são excluídos, as relações que estabelece com os outros enunciados e também com os fatos não discursivos. Ao falar de discurso como acontecimento, Foucault evidenciava a historicidade e a singularidade dos discursos e as relações estabelecidas com os outros acontecimentos, ou mesmo com os fatos não discursivos, como as instituições sociais, econômicas e políticas.
Objetivo Geral
Refletir sobre a análise do discurso segundo Foucault e suas obras, com intenção de utilizar o referencial como instrumento metodológico no campo educacional.
Tópicos a serem abordados
Fazer o(a) aluno(a) buscar (em sua investigação) os discursos e os acontecimentos discursivos, marcado por suas especificidades e por sua emergência em um contexto histórico específico. Aprender a fazer a delimitação do campo discursivo. Práticas discursivas e relações de poder. Entender a construção discursiva e a sua relação com as ações, focando de preferência a investigação de a cada aluno(a).