EDU 082 - Ensino Híbrido na Educação Superior (6 créditos)
Ementa
A disciplina se insere no âmbito dos estudos acerca do ensino e aprendizagem híbridos, tendo como pano de fundo a educação a distância. A ideia de unir diferentes abordagens de aprendizagem não é nova. O interesse na aprendizagem híbrida tem se elevado pela infusão de tecnologias virtuais no processo de ensino e aprendizagem. Estas tecnologias têm criado novas oportunidades para alunos interagirem com seus pares, professores e conteúdos, dentro e fora da sala de aula. O objetivo de um ambiente de aprendizagem híbrida é combinar as melhores características de ensino em sala de aula com as melhores características da aprendizagem online para promover oportunidades de aprendizagens ativas e auto-direcionadas para estudantes, adicionando-se flexibilidade. O conceito de uma comunidade de investigação irá orientar esta disciplina.
Membros da universidade, como professores e estudantes de pós-graduação, interessados em tecnologias de comunicação, irão encontrar um valor particular neste curso, que é um estudo aprofundado da aprendizagem híbrida que se utiliza da estrutura das comunidades de investigação para guiar o desenvolvimento de cursos inovadores.
Contudo, os participantes serão encorajados a analisar criticamente outras estruturas e abordagens. Na seleção de temas específicos de interesse e relevância para sua experiência de trabalho, serão oferecidas flexibilidade e escolhas consideráveis aos participantes.