EDU 079 - Educação Brasileira: História e Teoria (6 créditos)
Ementa
O objetivo desta disciplina é apresentar a educação brasileira nos seus dois aspectos constitutivos: a) a sua história desde o período colonial à época contemporânea; b) as teorias pedagógicas, filosóficas e sociológicas que predominaram ao longo desse período. Para isso, serão analisadas a relação entre condições estruturais e superestruturais e as lutas e movimentos pelo direito à educação no Brasil. As principais teorias e concepções que historicamente marcaram a educação brasileira serão discutidas tendo como marco inicial a concepção religiosa seguida pelos embates entre defensores da Escola Nova e da Igreja Católica. Na sequência, serão estudadas as teorias do capital humano, o liberalismo, a concepção de Paulo Freire , o marxismo, e concepções pós-modernas. Os assuntos seguirão uma cronologia não baseada em marcos exclusivamente políticos (Colônia, Império, República), mas principalmente na relação entre condições estruturais e concepções pedagógicas que exerceram hegemonia na educação brasileira. Isso porque, as teorias tiveram e têm “longa duração” ultrapassando os períodos políticos. As concepções não hegemônicas (que conviveram e disputaram influência com as dominantes ao longo do tempo) serão estudadas com o objetivo de mostrar os movimentos, tensões e conflitos pela democratização da educação, aqui entendida como a escola pública para todos. Em síntese, o objetivo da disciplina é fornecer aos estudantes de Mestrado e de Doutorado o conhecimento da base concreta (história) para a contextualização e interpretação (teoria) de seus objetos de pesquisa.