EDU 034 - Teoria da Educação: Aportes de Africanidades (6 créditos)

Ementa

A disciplina se organiza em torno de três principais focos: Teoria da Educação – entendida como reflexão, no campo da Pedagogia, sobre realidades educativas, em busca de princípios oriundos de diferentes raízes étnico-raciais que dialoguem na busca de referências teórico-metodológicas para educação, cujo objetivo seja a formação de cidadãos atuantes em sociedades social e étnico-racialmente diversas; Africanidades – conhecimentos, significações de experiências humanas geradas no Continente africano do período pré-colonial a nossos dias, durante a travessia dos escravizados, no constrangimento de seres humanos à condição de objetos e de semoventes, na transferência de pensamentos e de tecnologias africanas para territórios não africanos, nas lutas por libertação, no combate ao racismo, na desconstrução das tentativas de embranquecimento de corpos e mentes, nas organizações político-culturais do Movimento Negro; na sobrevivência dos remanescentes de quilombos; na recriação do mundo africano na Diáspora; Estudos Afro-Brasileiros – campo de estudos que abrange diferentes áreas do conhecimento (Pedagogia, Filosofia, Teologia, Antropologia, Tecnologias, Saúde, Edificações, Matemática, Química, Biologia, Física etc.) que respeitam, cultivam, buscam referências em raízes africanas do Continente e da Diáspora.