DIP 040 Educação em Ciências e Educação Matemática: distopias da contemporaneidade
Por meio de pesquisas em história e sociologia da Educação Matemática e Ciências, nacionais e internacionais, ancoradas em filosofias contemporâneas, tais como as de Wittgenstein, Foucault e Deleuze, serão trazidas para o debate perspectivas da produção científica e de formação de professores frente a uma sociedade que vivencia riscos civilizatórios e que resistem ou visam a uma superação dos referenciais do estruturalismo teórico.
1 Filosofia e educação: paradigmas, revoluções científicas e a crise dos fundamentos
2 Matemática, Ciências e Educação: abordagens sociológicas
3 História da Educação Matemática e em Ciências no Brasil: as disciplinas científicas e ampliação do acesso à escola no período militar
4 A Matemática e a Física em períodos de guerra
5 Sociedade de Risco e Educação em Ciências e em Matemática: a pandemia e aulas remotas
6 As corporeidades na Educação em Ciência e Matemática: diversidades de gênero e etnia
7 A aula como acontecimento
8 Por uma Ciência Menor