EDU 092 - Filosofia da Libertação e práxis educativa/Filosofia de la Liberación e práxis educativa (6 créditos)

Ementa

A disciplina constituiu-se como estudo introdutório ao pensamento do filósofo Enrique Dussel, cuja concepção histórica pautada no método analético, formula princípios e categorias: ética; econômica e política não eurocêntricas, ou seja, desde a América Latina. O objeto da disciplina é propiciar ao pesquisador em educação o estudo da Filosofia da Libertação como ferramenta à práxis educativa (científica e política), além de noções preliminares em torno do conjunto da obra de Enrique Dussel, abrangendo em cada encontro, as categorias dusselianas fundamentais à compreensão crítica da colonialidade do saber e do poder na América Latina e suas implicações e desdobramentos na educação. Com isso, acredita-se que, ao longo da disciplina, seja possível desenvolver reflexões em torno do ato de educar para uma sociedade mais justa e democrática.

La disciplina se constitui como un estudio introductorio al pensamiento del filósofo Enrique Dussel, cuya concepción histórica pautada en el método analéctico, formula principios y categorías: Ética; Económica y Política no eurocéntrica, es decir, desde América Latina. El objeto de la disciplina es propiciar al investigador en educación el estudio de la Filosofía de la Liberación como herramienta a la práxis educativa (científica y política), además de nociones preliminares en torno al conjunto de la obra de Enrique Dussel, abarcando en cada encuentro, las categorías dusselianas fundamentales a la comprensión crítica de la colonialidad del saber y del poder en América Latina y sus implicaciones y desdoblamientos en la educación. Con eso, se cree que, a lo largo de la disciplina, es posible desarrollar reflexiones en torno al acto de educar para una sociedad más justa y democrática.

– Enrique Dussel e a Filosofia da Libertação.

– Práxis educativa sob as perspectivas ética, econômica e política de Enrique Dussel em sua Filosofia da Libertação.

– Totalidade, exterioridade, alteridade:  reflexões acerca dos processos de colonialidade do saber.

– Transculturalidade e educação.