Infraestrutura

O PPGE conta, em 2015, com um espaço físico constituído de nove salas:

  • Secretaria (Sala 1), bem equipada e informatizada;
  • Sala da Coordenação (Sala 2), que comporta reuniões de pequenos grupos;
  • Sala de Reuniões (Sala 3);
  • Laboratório de Informática e Estudos (Sala 4);
  • Sala de Documentos/Arquivo (Sala 5);
  • Salas para Exames de Qualificação e/ou Defesa, (Sala Paulo Freire, Sala 6),
  • Sala Biblioteca do PPGE (Sala 7), com teses e dissertações impressas e obras publicadas pelos(as) docentes do Programa e recebidas de outros(as) autores(as);
  • Sala de Apoio (Sala 8), que abriga a Revista Eletrônica de Educação (Reveduc); e
  • Sala Anísio Teixeira (Sala 9), equipada com computador, TV LCD, sistema de áudio, vídeo e multimídia e com conexão à rede de internet sem fio. A Sala Anísio Teixeira conta, ainda, com uma lousa digital conectada à internet, ampliando as possibilidade de uso em atividades letivas e reuniões on-line dos grupos de pesquisa.

O Programa conta, ainda, com um auditório de porte médio, com capacidade para 80 pessoas, denominado Auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), localizado no AT2 (Área Sul) e que tem oferecido importantes condições para debates, seminários e palestras, sendo estas atividades rotineiras no PPGE.

Em 2011, foi aprovado o Projeto CT-INFRA/Finep, sob a coordenação do Prof. Dr. Antonio Zuin, para a construção de um edifício com área estimada de construção de 1.089 m², destinado ao atendimento pleno das necessidades do nosso Programa. Foi aprovado 47% de projeto original. No contrato Finep do Proinfa, o Projeto do PPGE intitula-se “Laboratório de Pesquisa em Educação” (LABPE), correspondendo à construção de um edifício com 810 m², no valor de R$ 1.014.047,00. O novo espaço permitirá abrigar os laboratórios das sete Linhas de Pesquisa do PPGE, promovendo a interação com outras instituições, a realização de convênios Doutorado Interinstitucional (Dinter) e garantirá melhores condições de trabalho de uma maneira geral. A previsão para conclusão das obras é 2015. Temos mantido contato com a administração no sentido de que as obras do Projeto CT-INFRA/Finep (2011) não sejam postergadas, para termos, assim, melhores condições de pesquisa e também de administração do Programa.

Além da infraestrutura geral, quatro das Linhas de Pesquisa possuem seus laboratórios específicos, nos quais ocorrem reuniões do grupo, estudos, atividades de pesquisa e debates. São as seguintes salas:

  • NIECEM – Núcleo de Investigação em Educação em Ciências e Matemática: abriga pesquisadores(as) e pós-graduandos(as) da Linha de Educação em Ciências e Matemática. Conta com computador em rede wireless, datashow, filmadora, gravadores de voz e acervo bibliográfico com cerca de 450 livros e periódicos, livros didáticos e guias curriculares da área de Educação em Ciências e Educação Matemática. Tal Núcleo foi montado com recursos de projetos de pesquisa dos docentes da Linha.
  • NIASE – Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa: abriga pesquisadores(as) e pós-graduandos(as) da Linha de Educação Escolar: Teorias e Práticas. Com computador e impressoras conectados em rede, datashow, filmadoras e gravadores de voz, é um espaço ocupado diariamente por seus participantes.
  • Sala de Pesquisa do Grupo de Pesquisa Economia Política da Educação e Formação Humana: reúne os pesquisadores(as) e pós-graduandos(as) da Linha. Com equipamentos de informática e datashow, é um espaço compartilhado, onde ocorrem palestras, reuniões de orientação e atividades de estudo e pesquisa dos(as) estudantes.
  • Portal dos Professores: ocupa quatro salas no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da UFSCar. Nelas, pesquisadores(as) e pós-graduandos(as) da Linha Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais, Novas Tecnologias e Ambientes de Aprendizagem se reúnem para debater e realizar pesquisas. Conta com seis computadores conectados à rede internet e também wireless, impressoras a laser, filmadoras, gravadores de voz e uma sala de videoconferência, recentemente instalada. É onde ocorre a maioria das bancas de defesa de teses e dissertações do PPGE, realizadas com a participação de membros por meio de videoconferências, permitidas no Regimento Interno do PPGE.

 

Veja também: