Grade curricular

Disciplinas obrigatórias do Mestrado

EDU 002 – Epistemologia da Educação I (6 créditos)

Ementa

Fundamentos epistemológicos da produção do conhecimento em Educação e sua relação com as práticas escolares, com as políticas e pesquisas do campo educacional. A elaboração do discurso científico e as bases teórico-metodológicas que fundamentam a pesquisa científica, seus pressupostos e decorrências na concepção e organização do conhecimento; a relação entre as proposições teóricas e as práticas educativas.

Objetivos

Essa disciplina tem como objetivo propiciar uma formação básica sobre a constituição do processo do conhecimento na produção teórica do campo educacional, capacitando os(as) alunos(as) para tarefas de crítica e fundamentação teórico-metodológica da investigação científica. 

EDU 011 – Seminários de Dissertação em Educação (6 créditos)

Ementa

Planejamento das pesquisas a serem realizadas pelos(as) mestrandos(as). Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa em desenvolvimento. Orientação coletiva.

Objetivos

O Seminário constitui um evento de participação obrigatória, realizado ao final do segundo semestre do período letivo, com a duração de três a quatro dias (de acordo com a necessidade). Durante o evento, o(a) aluno(a) deverá apresentar um texto (com o conteúdo do seu projeto e resultados alcançados até aquele momento) para a apreciação de uma banca, composta de dois docentes para cada Linha, provenientes do PPGE e de programas de Pós-Graduação externos. As bancas, publicamente, apresentarão seus pareceres, críticas, comentários e contribuições a respeito do texto apresentado pelo(a) aluno(a). Ele(a) deverá apresentar seu texto à Comissão Organizadora do Seminário – que se encarregará de encaminhá-lo às bancas – com 45 (quarenta e cinco) dias de antecedência à data agendada para a realização do evento. Compõem esta Comissão Organizadora todos(as) os(as) professores(as) representantes das Linhas de Pesquisa na Comissão de Pós Graduação do Programa (CPG-PPGE).