Disciplinas

EDU 001 - Paulo Freire e a Educação no Brasil (6 créditos)

Ementa

Hegel e Marx: encontros na obra de Freire. Década de 1950: contexto internacional, contexto nacional e atuação de Paulo Freire. Década de 1960: contexto internacional, contexto nacional, atuação e obra de Paulo Freire. Década de 1970: contexto internacional, contexto nacional, atuação e obra de Paulo Freire. Década de 1980: contexto internacional, contexto nacional, atuação e obra de Paulo Freire. Década de 1990: contexto internacional, contexto nacional, atuação e obra de Paulo Freire. Atualidade do pensamento freireano: contexto e produção internacionais e nacionais.

EDU 002 - Epistemologia da Educação I (6 créditos)

Ementa

Fundamentos epistemológicos da produção do conhecimento em Educação e sua relação com as práticas escolares, com as políticas e pesquisas do campo educacional. A elaboração do discurso científico e as bases teórico-metodológicas que fundamentam a pesquisa científica, seus pressupostos e decorrências na concepção e organização do conhecimento;  A relação entre as proposições teóricas e as práticas educativas.

EDU 003 - Estudos e Práticas Avançadas em Formação de Professores I (6 créditos)

Ementa

Nessa disciplina, os(as) pós-graduandos(as) terão contato com pesquisas, referências teóricas e procedimentos metodológicos de coleta e análise de dados diversificados, tendo em vista temas relativos ao ensino, a aprendizagem e ao desenvolvimento profissional da docência. Especificamente, a cada oferta, de modo flexível e em conformidade com seus interesses, os(as) estudantes acompanharão, de modo participativo, individualmente ou em pequenos grupos, a realização de uma investigação ou de uma ou mais etapas desse processo.

EDU 004 - Estudos em Formação de Professores I (6 créditos)

Ementa

Estudo do processo de formação de professores(as) e/ou da capacitação docente em diferentes níveis de ensino, bem como do processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, contemplando as dimensões histórica, cognitiva, ética, afetiva e de desempenho.

EDU 005 - Pesquisa em Educação em Ciências e em Educação Matemática (6 créditos)

Ementa

A disciplina tem por objetivos discutir os fundamentos epistemológicos e metodológicos das pesquisas em educação em ciências e em matemática, bem como caracterizar os diferentes enfoques teóricos e abordagens metodológicas das pesquisas nesta área de modo a subsidiar a elaboração dos projetos de pesquisas da linha Educação em Ciências e em Educação Matemática.

EDU 006 - Políticas Públicas e Sala de Aula (6 créditos)

Ementa

Investigar como uma determinada política educacional de superação do fracasso escolar é compreendida pela comunidade escolar (corpo docente, alunos(as) e pais) e implementada na escola.

EDU 007 - Epistemologia da Educação II (6 créditos)

Ementa

Fundamentos epistemológicos da produção do conhecimento em Educação e sua relação com as práticas escolares, com as políticas e pesquisas do campo educacional; A elaboração do discurso científico e as bases teórico-metodológicas que fundamentam a pesquisa científica, seus pressupostos e decorrências na concepção e organização do conhecimento;  A relação entre as proposições teóricas e as práticas educativas.

EDU 008 - Estudos e Produções em Educação I (6 créditos)

Ementa

Realização supervisionada de estudos vinculados à temática educacional, tendo como objetivo o planejamento e o desenvolvimento de ensaios teóricos. O(a) aluno(a) deverá, ao final da disciplina, apresentar uma produção acadêmica, como por exemplo, sob a forma de artigo submetido, apresentação de trabalho em eventos em Educação com publicação de trabalho completo e/ou resumos em anais de eventos.

Objetivos

A disciplina será coordenada por um(a) docente que se responsabilizará pela operacionalização dos procedimentos acadêmicos necessários para a análise e validação das atividades realizadas pelos(as) alunos(as) (por exemplo: artigo submetido, apresentação de trabalho em eventos em Educação com publicação de trabalho completo e/ou resumos em anais de eventos, participação em Grupo de Pesquisa etc.), estabelecendo critérios e instrumentos de avaliação, tendo como referência as modalidades de participação, carga horária e créditos previstos, conforme apresentação de documento hábil (declarações, certificados, diplomas, relatórios etc.). O planejamento, acompanhamento e avaliação da realização das atividades programadas pelos(as) mestrandos(as) são atribuições do(a) respectivo(a) orientador(a), quem exigirá a documentação comprobatória necessária do(a) orientando(a).

EDU 009 - Estudos e Produções em Educação II (6 créditos)

Ementa

Realização supervisionada de estudos vinculados à temática educacional tendo como objetivo o planejamento e o desenvolvimento de ensaios teóricos. O aluno deverá ao final da disciplina apresentar uma produção acadêmica, como por exemplo, na forma de artigo submetido, apresentação de trabalho em eventos em Educação com publicação de trabalho completo e/ou resumos em anais de eventos; A disciplina será coordenada por um docente que ficará responsável pela operacionalização dos procedimentos acadêmicos necessários para a análise e validação das atividades realizadas pelos alunos (por exemplo: artigo submetido, apresentação de trabalho em eventos em Educação com publicação de trabalho completo e/ou resumos em anais de eventos, participação em Grupo de Pesquisa etc), estabelecendo critérios e instrumentos de avaliação, tendo como referência as modalidades de participação, carga horária e créditos previstos, conforme apresentação de documento hábil (certificados, diplomas, relatórios, etc.). O planejamento, acompanhamento e avaliação da realização das atividades programadas pelos mestrandos são atribuições do respectivo orientador, que exigirá a documentação comprobatória necessária do orientando.

EDU 010 - Estudos e Produções em Educação III (6 créditos)

Ementa

Realização supervisionada de estudos vinculados à temática educacional tendo como objetivo o planejamento e o desenvolvimento de ensaios teóricos. O aluno deverá ao final da disciplina apresentar uma produção acadêmica, como por exemplo, na forma de artigo submetido, apresentação de trabalho em eventos em Educação com publicação de trabalho completo e/ou resumos em anais de eventos. A disciplina será coordenada por um docente que ficará responsável pela operacionalização dos procedimentos acadêmicos necessários para a análise e validação das atividades realizadas pelos alunos (por exemplo: artigo submetido, apresentação de trabalho em eventos em Educação com publicação de trabalho completo e/ou resumos em anais de eventos, participação em Grupo de Pesquisa etc), estabelecendo critérios e instrumentos de avaliação, tendo como referência as modalidades de participação, carga horária e créditos previstos, conforme apresentação de documento hábil (certificados, diplomas, relatórios, etc.). O planejamento, acompanhamento e avaliação da realização das atividades programadas pelos mestrandos são atribuições do respectivo orientador, que exigirá a documentação comprobatória necessária do orientando.

EDU 011 - Seminários de Dissertação em Educação (6 créditos)

Ementa

Planejamento das pesquisas a serem realizadas pelos mestrandos. Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa em desenvolvimento. Orientação coletiva. O Seminário constitui um evento de participação obrigatória, realizado no final do quarto semestre do período letivo, com a duração de três a quatro dias (de acordo com a necessidade). Durante o evento o aluno deverá apresentar um texto (com o conteúdo do seu projeto e resultados alcançados até aquele momento) para a apreciação de uma banca composta por dois docentes, para cada linha, provenientes do PPGE e de programas de pós-graduação externos. As bancas, publicamente, apresentarão seus pareceres, críticas, comentários e contribuições a respeito do texto apresentado pelo aluno. O aluno deverá apresentar seu texto com 45 (quarenta e cinco) dias de antecedência à data agendada para a realização do evento, para a comissão organizadora do Seminário que se encarregará de encaminhar às bancas.

EDU 012 - Seminários de Tese em Educação (13 créditos)

Ementa

Planejamento das pesquisas a serem realizadas pelos doutorandos. Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa em desenvolvimento. Orientação coletiva. O Seminário constitui um evento de participação obrigatória, realizado no final do quarto semestre do período letivo, com a duração de três a quatro dias (de acordo com a necessidade). Durante o evento o aluno deverá apresentar um texto (com o conteúdo do seu projeto e resultados alcançados até aquele momento) para a apreciação de uma banca composta por dois docentes, para cada linha, provenientes do PPGE e de programas de pós-graduação externos. As bancas, publicamente, apresentarão seus pareceres, críticas, comentários e contribuições a respeito do texto apresentado pelo aluno. O aluno deverá apresentar seu texto com 45 (quarenta e cinco) dias de antecedência à data agendada para a realização do evento, para a comissão organizadora do Seminário que se encarregará de encaminhar às bancas.

EDU 013 - Atividades Complementares de Teoria e Prática em Ensino Superior 1 (6 créditos)*

Ementa

Realização de estudos teórico-metodológicos e/ou atividades práticas referentes à docência na graduação.

*Observação:  Apesar de optativas, alunos(as) de Doutorado que sejam bolsistas Capes deverão, necessariamente, cursar as disciplinas acima. Serão conferidos créditos como disciplinas optativas.

EDU 014 - Atividades Complementares de Teoria e Prática em Ensino Superior 2 (6 créditos)*

Ementa

Realização de estudos teórico-metodológicos e/ou atividades práticas referentes à docência na graduação.

*Observação:  Apesar de optativas, alunos(as) de doutorado bolsistas CAPES deverão necessariamente cursar essas disciplinas acima. Serão conferidos créditos como disciplinas optativas.

EDU 017 - O currículo e a Formação de Professores de Ciências e Matemática na Perspectiva CTSA (6 créditos)*

Ementa

Esta disciplina tem como meta global problematizar a formação de professores de ciências e matemática na atual sociedade globalizada e de risco em que hoje nos encontramos, marcada pela influencia da cultura cientifica e tecnológica e pelo debate de questões sócio-científico-ambientais controversas. Uma sociedade de saberes plurais em que a formação inicial e continuada de profissionais da área de educação requer novos conhecimentos, saberes, valores, competências e habilidades. A partir do estudo das investigações no campo do currículo e da formação de professores será analisada a perspectiva CTSA de inovação curricular como um novo paradigma para o ensino dos conhecimentos científicos e matemáticos na educação básica.

EDU 018 - Teorias do Estado e Políticas Públicas Para a Educação (6 créditos)

Ementa

Esta disciplina analisa as principais teorias do Estado na sociedade capitalista, considerando as condições concretas de sua produção. Examina, no interior dessas teorias, o papel conferido ao Estado na elaboração de políticas
sociais, com destaque para políticas educacionais.

EDU 019 - O Desenvolvimento da Criança na Perspectiva Histórico-cultural: Implicações nas Práticas Educativas (6 créditos)

Ementa

O desenvolvimento psicológico cultural da criança: diferenças entre os processos orgânicos e culturais. As pesquisas sobre o desenvolvimento das funções psíquicas superiores e seus aparatos metodológicos. O problema da idade cultural. O problema do plurilinguismo na infância. Os processos de ensino e aprendizagem focalizados nos aspectos culturais. Desenvolvimento da linguagem e do pensamento. Domínio da atenção e da própria conduta. As crises das idades. Arte e imaginação na infância. Desenvolvimento de pesquisa. Elaboração de artigo para publicação.

EDU 020 - Estudos em Práticas Sociais e Processos Educativos I (6 créditos)

Ementa

Processos educativos decorrentes da vivência de práticas sociais ao pesquisar desde uma perspectiva dialógica, humanizante e libertadora em um contexto multicultural de América Latina. O educar e o educar-se no investigar a vida humana em comunidades de trabalho. Pesquisa em práticas sociais: percepções, estudos e expressões (orais, escritas, gráficas, pictóricas, entre outras). Estudo de práticas sociais situadas em ambientes não escolares e escolares e dos processos educativos nelas desencadeadas, conformadas, consolidadas, por informações, valores, atitudes, posturas, que geram significados. Abordagem de realidades sociais a partir das perspectivas dos “desqualificados” e “marginalizados” pela sociedade.

EDU 021 - Estudos em Práticas Sociais e Processos Educativos II (6 créditos)

Ementa

Reflexão, análise e discussão de referencial teórico de suporte para a compreensão de Práticas Sociais na América Latina, multicultural, dialógica, humanizante e libertadora. Estudo, análise e discussão de investigações que venham a possibilitar uma melhor compreensão dos processos educativos ocorridos em práticas sociais em ambientes não escolares e escolares.

EDU 022 - Leituras Marxistas sobre Educação (6 Créditos)

Ementa

As propostas educacionais elaboradas no interior do pensamento marxista e a defesa de uma escola unitária. A Educação voltada para a solidariedade e para a compreensão e construção de um sistema político democrático em Marx e/ou outros autores do campo marxista, como Lênin, Pistrak, Makarenko, Krupskaia, Gramsci e Manacorda.

EDU 023 - Lazer, Trabalho e Educação (6 créditos)

Ementa

Historicidade e significados do lazer. As transformações urbanísticas e do mundo do trabalho e suas implicações para o lazer. Lazer e educação no ambiente escolar e não escolar.

EDU 024 - Música e Lazer na Comunidade (6 créditos)

Ementa

Reflexão de referencial teórico-metodológico para compreensão da música e do lazer de comunidades populares. Construção de processos educativos relacionados a música e ao lazer desenvolvidos em grupos, comunidades e sociedade mais ampla, observando diversidade etnicorracial. Análise e diálogo de práticas musicais e de lazer na perspectiva de grupos e comunidades populares em ambientes não escolares e possibilidades de repercussão em ambientes escolares.

EDU 025 - História das Idéias Pedagógicas e a Formação Humana (6 Créditos)

Ementa

Esta disciplina propõe-se a colocar o(a) pós-graduando(a) em contato com a metodologia de pesquisa que caracteriza a investigação no campo da história das idéias pedagógicas, ao mesmo tempo procura-se apreender como as idéias pedagógicas foram se transformando e se modificando no tempo histórico.

EDU 026 - Educação e Alteridade (6 Créditos)

Ementa

Imagens do outro na história da educação. A pedagogia da dominação do outro. A pedagogia dos direitos individuais. A pedagogia da diferença. Representações contemporâneas da alteridade.

EDU 027 - Educação em Direitos Humanos (6 créditos)

Ementa

Cidadania, Direitos Humanos e Educação. Educação em Direitos Humanos no Brasil. Cidadania, Direitos Humanos e Processos Educativos em diferentes contextos. Educação social e intervenção sócio-educativa: prática de liberdade e autonomia. Educação para a tolerância e o respeito à diferença. Formação de educadores/as em direitos humanos. O educador social como agente mediador e incentivador do processo de conquista e garantia dos direitos humanos.

EDU 028 - Políticas Educacionais e Atores Sociais (6 Créditos)

Ementa

O conceito de política educacional. Organizações sociais e a elaboração de políticas educacionais. O papel da imprensa (em geral, educacional e sindical) na formulação e implantação das políticas educacionais. Grupos de pesquisa e a elaboração de políticas educacionais.

EDU 029 - Educação, Cultura e Subjetividade (6 Créditos)

Ementa

Relações de poder e educação. Formação política e cultura organizacional. Diferenças e Estudos Culturais.

EDU 030 - Soberania, Governo e Relações de Poder (6 Créditos)

Ementa

Relações de poder e educação. Soberania e governo. O lugar da economia e o lugar da política no pensamento moderno. Estado, sociedade e educação.

EDU 031 - Educação Popular e Saúde (6 créditos)

Ementa

Educação e diversidade cultural nos processos de adoecimento e cura. Processos de pesquisar e o fortalecimento de comunidades na luta pela saúde.

EDU 032 - Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação (6 créditos)

Ementa

1. Contribuições da História para a Educação: reflexões sobre o lugar da História e da Historiografia nos estudos sobre Educação;

2. Contribuições da Filosofia para a Educação: as dimensões da atividade filosófica e suas implicações no âmbito da Educação;

3. Contribuições da Sociologia para a Educação: as perspectivas sociológicas de Educação a partir de contextos sócio-históricos e educativos e da contribuição de autores seminais da área.

EDU 033 - Infância e Experiência (6 Créditos)

Ementa

Concepção de criança e infância. História social da criança e da infância. Processos de socialização e subjetivação das crianças. Poder e infância. Infância e contemporaneidade. Sociologia da Infância. Educação Infantil: cuidar, educar e ensinar. Diferença e educação infantil as relações de gênero, sexualidade, raça e etnia.

EDU 034 - Teoria da Educação: Aportes de Africanidades (6 créditos)

Ementa

A disciplina se organiza em torno de três principais focos: Teoria da Educação – entendida como reflexão, no campo da Pedagogia, sobre realidades educativas, em busca de princípios oriundos de diferentes raízes étnico-raciais que dialoguem na busca de referências teórico-metodológicas para educação, cujo objetivo seja a formação de cidadãos atuantes em sociedades social e étnico-racialmente diversas; Africanidades – conhecimentos, significações de experiências humanas geradas no Continente africano do período pré-colonial a nossos dias, durante a travessia dos escravizados, no constrangimento de seres humanos à condição de objetos e de semoventes, na transferência de pensamentos e de tecnologias africanas para territórios não africanos, nas lutas por libertação, no combate ao racismo, na desconstrução das tentativas de embranquecimento de corpos e mentes, nas organizações político-culturais do Movimento Negro; na sobrevivência dos remanescentes de quilombos; na recriação do mundo africano na Diáspora; Estudos Afro-Brasileiros – campo de estudos que abrange diferentes áreas do conhecimento (Pedagogia, Filosofia, Teologia, Antropologia, Tecnologias, Saúde, Edificações, Matemática, Química, Biologia, Física etc.) que respeitam, cultivam, buscam referências em raízes africanas do Continente e da Diáspora.

EDU 035 - Seminários de Pesquisa em História, Filosofia e Sociologia da Educação (6 créditos)

Ementa

1.Seminários de fundamentação teórico-metodológica acerca da pesquisa em Educação;

2.Fóruns de discussões sobre os projetos de pesquisa dos(as) mestrandos(as) e doutorandos(as).

EDU 036 - Estudos Avançados em Filosofia da Educação (6 créditos)

Ementa

A disciplina não tem ementa fixa. Cada docente responsável pela oferta determinará a ementa específica de acordo com o nível de aprofundamento de temas relacionados à Filosofia da Educação. 

EDU 037 - Estudos Avançados em História da Educação (6 créditos)

Ementa

A disciplina não tem ementa fixa. Cada docente responsável pela oferta determinará a ementa específica de acordo com o nível de aprofundamento de temas relacionados à História da Educação.

EDU 038 - História da Educação Brasileira (6 créditos)

Ementa

A disciplina visa proporcionar uma perspectiva histórica da educação brasileira como construção humana a partir das contradições materiais, políticas, sociais e culturais de existência ao longo do tempo. Parte do princípio de que, para melhor compreendermos o presente, é preciso conhecer o passado e, para isto, focaliza as idéias pedagógicas e o processo de construção da escola pública brasileira nos períodos da Colônia, Império e República.

EDU 039 - Implicações da Introdução dos princípios da complexidade em contextos educativos (2 créditos)

Ementa

Refletir sobre as implicações da introdução dos princípios da complexidade em contextos educativos; Definir algum dos elementos que estruturam um modelo didático que assume os princípios da complexidade; Mostrar e contrastar experiências didáticas derivadas da introdução dos princípios da complexidade em contextos didáticos; Abordar a educação ambiental como um espaço de diálogo disciplinar; Refletir sobre o paradigma da complexidade na formação inicial de professores; Abordar a educação do consumo como uma forma de educação para a sustentabilidade; Refletir sobre a argumentação na educação do consumo.

EDU 040 - Produção Dde Conhecimento e Fundamentos Teóricos da Pesquisa (6 créditos)

Ementa

Essa disciplina tratará da relação entre contexto social e formas de concepção e produção do conhecimento por diversas gerações de teóricos ligados à Sociologia (Sociologia do Conhecimento e Sociologia da Ciência), além de correntes teóricas de outros campos, como a História e a Filosofia, que também influenciaram a forma de produção do conhecimento e a pesquisa acadêmica.

EDU 041 - Tendências em Educação Matemática (6 créditos)

Ementa

Analisar das tendências da Educação Matemática enquanto área de conhecimento considerando: Analisar as tendências da Educação Matemática enquanto área de conhecimento sob as dimensões histórico-filosófica, epistemológica e didático-metodológica, considerando: a) A teoria da Educação Matemática; b) Aspectos epistemológicos e histórico-filosóficos da Educação Matemática; c) Problemas relacionados à dimensão didático-metodológica da Educação Matemática.

EDU 042 - Tecnologia, Cultura e Educação (6 créditos)

Ementa

Esta disciplina tem como objetivo analisar a atual produção tecnológica e cultural, com base nos pressupostos da teoria crítica da sociedade. Objetiva-se também discutir as transformações na educação contemporânea como processo de semiformação, diante das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Tecnologia como
Modus Operandi e como Modus Vivendi.

EDU 043 - Estudos Avançados em Cultura Organizacional, Burocracia e Instituições Escolares (6 Créditos)

Ementa

Visa aprofundar as questões fundamentais da administração e da burocracia no mundo contemporâneo, com destaque para a administração escolar.

EDU 044 - Instituição Escolar e Reformas Educacionais (6 Créditos)

Ementa

Instituições escolares públicas. Reformas educacionais e organização escolar. Antecedentes e orientações internacionais das reformas educacionais. A apropriação de normas e orientações dos órgãos centrais do sistema de ensino pela escola.

EDU 045 - Trabalho e Educação (6 créditos)

Ementa

Trabalho e Educação: Estado, Educação, sociabilidade e formação humana. Reformas institucionais, reestruturação produtiva, mercado de trabalho e novas qualificações requeridas. As políticas educacionais do Ensino Médio, profissional de Nível Técnico e Superior.

EDU 046 - Trabalho do Professor (6 Créditos)

Ementa

O trabalho do(a) professor(a) e a realidade social e institucional. Aspectos psicodinâmicos do trabalho do(a) professor(a). Aspectos institucionais, organizacionais, culturais e subjetivos do cotidiano do trabalho do(a) professor(a).

EDU 047 - Movimentos Sociais e Educação (6 créditos)

Ementa

As propostas educacionais defendidas pelos movimentos sociais e sindicais e suas lutas em defesa de uma educação pública, laica e gratuita. Educação e interesses dos movimentos populares. A luta dos movimentos sindicais por educação e a defesa de uma escola unitária. A Educação do campo e a escola libertária.

EDU 048 - Estudos Avançados em Sociologia da Educação (6 créditos)

Ementa

A disciplina não tem ementa fixa. Cada docente responsável pela oferta determinará a ementa específica de acordo com o nível de aprofundamento de temas relacionados à Sociologia da Educação.

EDU 049 - Tendências em Educação em Ciências (6 créditos)

Ementa

A disciplina tem como objetivos analisar e discutir pesquisas nacionais e internacionais, na área de Educação em Ciências, focalizando as relações professor, aluno e conhecimentos (cotidiano escolar e científico) e suas implicações na formação do professor de Ciências, identificar as principais tendências da produção científica na área, caracterizar as tendências teóricas e metodológicas da produção nacional e internacional no campo da pesquisa em educação e ciências em artigos recentes de periódicos bem classificados pelos sistemas de avaliação das pesquisas científicas.

EDU 050 - Educação Escolar: Teorias e Práticas (6 Créditos)

Ementa

Retomada das principais teorias e práticas desenvolvidas nos sistemas escolares, focalizando o sistema escolar brasileiro.

EDU 051 - Gestão Crítico-Comunicativa da Escola (6 Créditos)

Ementa

Ementa não disponível.

EDU 052 - Bakthin e Processos de Ensino e de Aprendizagem (6 Créditos)

Ementa

Ementa não disponível.

EDU 053 - Currículo e Transformação da Escola (6 Créditos)

Ementa

Conceito e Fundamentos básicos de currículo; Diferentes tipos de currículo; Relações entre currículo ideal, currículo formal e currículo em ação; Relações entre escola, conhecimento, cultura e currículo; Curriculo oculto e curriculo nulo; Rituais, indisciplina, resistência; Políticas públicas de curriculo e avaliação curricular ; Relações entre currículo e formação de professores; Análise de dados relativos à temática da disciplina.

EDU 054 - Vigotski, Leontiev, Lúria e Davidov: Processos de Ensino e de Aprendizagem (6 Créditos)

Ementa

Ementa não disponível.

EDU 055 - Teoria Crítica e Educação (6 Créditos)

Ementa

O conceito de Teoria Crítica da Escola de Frankfurt;  O conceito de racionalidade instrumental; O conceito de formação; O conceito de indústria cultural; O conceito de semiformação; A educação à luz das considerações de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer..

EDU 056 - Formação Política e Educação (6 Créditos)

Ementa

Política, Estado e Relações de Poder; Concepção, Conceitos e Genealogia do Estado; Teorias Políticas e Estado Brasileiro; Genese do Campo Social; Estado Moderno e o Processo de escolarização e Institucionalização da Educação .

EDU 057 - Violência, Cultura e Educação (6 Créditos)

Ementa

Estado soberano e a vida nua; Estado de exceção e direito dos cidadãos; Educação e direitos humanos; Tecnologias biológicas de governo; Educação, Estado e violência; Corpo , violência e poder .

EDU 058 - Filosofia da Diferença e Educação (6 Créditos)

Ementa

Ementa não disponível.

EDU 059 - Educação, Gênero e Sexualidade (6 Créditos)

Ementa

Ementa não disponível.

EDU 060 - O Sujeito e a Ética em Educação; Mídia, Educação e Subjetividade (6 Créditos)

Ementa

Ementa não disponível.

EDU 061 - Comunicação e Produção Científica em Educação (6 créditos)

Ementa

1. A pesquisa científica e a produção do conhecimento;

2. Modelos e instrumentos de medição e avaliação do conhecimento científico;

3. Produção científica em Educação;

4. Periódicos científicos em Educação: política e critérios para admissão e permanência em bases de dados, avaliação;

5. Indicadores de produção científica em Educação.

EDU 062 - Pedagogia Histórico-Crítica e Movimentos Sociais (6 créditos)

Ementa

Estudo das relações entre a pedagogia histórico-crítica e os movimentos sociais e populares considerando suas potencialidades para orientar a atividade educativa em articulação com a transformação estrutural da sociedade brasileira.

EDU 063 - Comunicação e Produção Científica em Educação (6 créditos)

Ementa

1. A pesquisa científica e a produção do conhecimento
2. Modelos e instrumentos de medição e avaliação do conhecimento científico
3. Produção científica em Educação
4. Periódicos científicos em Educação: política e critérios para admissão e permanência em bases de dados, avaliação
5. Indicadores de produção científica em Educação.

EDU 064 - Educação e Tecnologia no Contexto de Formação de Professores (6 créditos)

Ementa

Estudo dos principais elementos constitutivos da relação entre educação e tecnologias, contemplando as dimensões da formação e da prática docente para a educação presencial e para a Educação a Distância, tratando os seguintes temas: educação e tecnologias; multimeios como recursos pedagógicos; inovações tecnológicas versus inovações pedagógicas; inclusão digital, alfabetização e letramento digital; informática no contexto escolar; Educação a Distância; docência virtual; ensinar e aprender em ambientes virtuais; formação de professores pela e para a Educação a Distância e formação de comunidades virtuais de aprendizagem e/ou comunidades de prática. 

EDU 065 - Economia política do trabalho docente: contribuições dejourinianas e a ontologia do ser social (6 créditos)

Ementa

Trabalho. Trabalho Docente. Professor Pesquisador. Cultura da Instituição Republicana Universidade Pública.
O Cotidiano da Universidade Pública. A dimensão econômica. A dimensão política. A dimensão social.
A contribuição da Escola Dejourniana sobre o Trabalho. A contribuição da Ontologia do Ser Social sobre o Trabalho.
Intensificação do Trabalho. Precariedade das Relações Sociais do Trabalho. Sofrimento do docente.
Enfraquecimento sindical. Centralização de Gestão Universitária.

EDU 066 - Pierre Bourdieu: aportes para uma epistemologia crítica (6 créditos)

Ementa

Conceitos centrais da Epistemologia Crítica (obstáculo epistemológico e ruptura espistemológica – vetor epistemológico-vigilância epistemológica)
Características do conhecimento científico segundo a concepção de Bourdieu
Diferenças entre a tradición a anglosajona y la francesa (crítica). Reflexionar sobre las limitaciones de las tecnicas de investigación.

EDU 067 - Educação Matemática e Cultura (6 créditos)

Ementa

A disciplina pretende abordar aspectos culturais, pluralismo e tolerância no âmbito da educação em geral e sua manifestação na Educação Matemática; estudos culturais no campo da matemática, especialmente a etnomatemática, em suas dimensões filosóficas, históricas, desdobramentos pedagógicos e aspectos metodológico das pesquisas neste campo de conhecimento; problematizar, de forma multidisciplinar, os condicionamentos que conformam as práticas escolares e não escolares que envolvem cultura matemática, visando à formação do professor numa perspectiva cultural.

EDU 068 - Educação Musical e processos de humanização (6 créditos)

Ementa

A disciplina tem por objetivo criar oportunidades de pesquisa, reflexão e produção de conhecimento sobre educação musical e arte, voltados para processos de humanização que podem ser desencadeados dentro e fora da escola, Autores estudados na linha “Práticas Sociais e Processos Educativos” serão a base para a construção dos conceitos: Paulo Freire, Ernani Maria Fiori, Carlos Rodrigues Brandão, Jorge Larossa Bondia, Ecléa Bosi, entre outros. Autores como Maura Penna, Carlos Kater e Hans Joachim Koellreutter serão somados para aprofundar os conceitos de educação, arte e música para o desenvolvimento de uma educação humanizadora. Esperamos buscar caminhos para uma educação construída por meio do diálogo, da amorosidade, do compromisso, da autonomia, do respeito, da alegria, da alteridade.

EDU 069 - Estudos Avançados em Raça e Infância. (6 créditos)

Ementa

A disciplina tem como o objetivo discutir os temas relativos as Relações étnico raciais e infância.

EDU 070 - Estudos Avançados em Política e Gestão da Educação (6 créditos)

Ementa

Paradigmas e modelos de administração educacional e escolar nos debates atuais do campo
Organização escolar em diferentes perspectivas
Administração Escolar.

EDU 071 - Estudos Avançados em Educação a Distância: processos de ensino e aprendizagem híbridos (6 créditos)

Ementa

Paradigmas e modelos de administração educacional e escolar nos debates atuais do campo
Organização escolar em diferentes perspectivas
Administração Escolar.

EDU 072 - Teorias e Práticas da Pedagogia Histórico- Crítica (6 créditos)

Ementa

Estudo das dimensões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica tendo em vista assegurar a compreensão do modo pelo qual a PHC articula dialéticamente essas duas dimensões no desenvolvimento da atividade educacional.

EDU 073 - História, Trabalho e Educação no Brasil (6 créditos)

Ementa

Estudo da história da educação brasileira tendo como pressuposto a análise e entendimento da história econômica e social com ênfase para a história do trabalho e da educação para o trabalho no Brasil nos diferentes momentos.

EDU 074 - Educação Matemática nos anos iniciais com a utilização das novas tecnologias (6 créditos)

Ementa

A tecnologia é parte integrante das nossas vidas e muitos de nós precisam de esforço para se adaptarem a este novo paradigma; contudo, ao contrário dos adultos, para muitas crianças este mundo sempre existiu. Neste cenário incumbe ao educador matemático, como ator central na organização de ambientes educativos, perspetivar a utilização das tecnologias digitais como um recurso didático, na sua dimensão de ferramenta cultural e de equidade, integrada num projeto pedagógico que lhes confira sentido. Pretende-se, deste modo, evidenciar situações de aprendizagem reveladoras desse propósito bem como proporcionar instrumentos de análise e reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais.

EDU 075 - A Educação ambiental a partir da perspectiva da complexidade e interdisciplinaridade. (6 créditos)

Ementa

• Abordar a educação ambiental como um espaço de diálogo disciplinar e perspectiva da complexidade
• Implicações da introdução da complexidade em contextos educativos.
• Definir estratégias e metodologias que orientam a pesquisa a partir da complexidade.
• Explorar e definir elementos que estruturam um modelo didático que assume os princípios da complexidade e da interdisciplinaridade para AC
• Aportar e compartilhar experiências didáticas e casos práticos derivados da introdução dos princípios da complexidade em contextos educativos para a AC.

EDU 076 - Avaliação Institucional da educação (6 créditos)

Ementa

Fundamentos teóricos da avaliação
História da Avaliação: Internacional e Nacional
A implantação do Estado Avaliador
Accountability e Responsabilização: a obrigação de resultados
A avaliação e a mídia: papel que a mídia cumpre dentro do processo de responsabilização
Indicadores e Censo
Questionários e Percepção do Processo.

EDU 077 - Metodologias de Pesquisa em Educação (6 créditos)

Ementa

A disciplina é voltada aos ingressantes no Mestrado e Doutorado com objetivo de discutir e refletir sobre as práticas de pesquisa em Educação, enfatizando a articulação de seus aspectos metodológicos e teóricos. São discutidas as diversas etapas de uma pesquisa, desde a construção do problema e das perguntas de pesquisa, passando pelo desenho dos procedimentos de pesquisa, passando pelo desenho dos procedimentos de coleta de dados, técnicas e análise de resultados. São analisados diversos desenhos e técnicas de pesquisa, especificando-se as características dos métodos quantitativos e qualitativos e da sua combinação (abordagem multimétodo).

EDU 078 - Praxeologia em Educação – Leituras Pierre Bourdieu (6 créditos)

Ementa

• Leituras em Pierre Bourdieu sobre a Educação.
• Produção de subjetividades a partir da praxeologia de Pierre Bourdieu.
• Análise de instâncias educacionais e escolares sob o ótica de Pierre Bourdieu.

EDU 079 - Educação Brasileira: História e Teoria (6 créditos)

Ementa

O objetivo desta disciplina é apresentar a educação brasileira nos seus dois aspectos constitutivos: a) a sua história desde o período colonial à época contemporânea; b) as teorias pedagógicas, filosóficas e sociológicas que predominaram ao longo desse período. Para isso, serão analisadas a relação entre condições estruturais e superestruturais e as lutas e movimentos pelo direito à educação no Brasil. As principais teorias e concepções que historicamente marcaram a educação brasileira serão discutidas tendo como marco inicial a concepção religiosa seguida pelos embates entre defensores da Escola Nova e da Igreja Católica. Na sequência, serão estudadas as teorias do capital humano, o liberalismo, a concepção de Paulo Freire , o marxismo, e concepções pós-modernas. Os assuntos seguirão uma cronologia não baseada em marcos exclusivamente políticos (Colônia, Império, República), mas principalmente na relação entre condições estruturais e concepções pedagógicas que exerceram hegemonia na educação brasileira. Isso porque, as teorias tiveram e têm “longa duração” ultrapassando os períodos políticos. As concepções não hegemônicas (que conviveram e disputaram influência com as dominantes ao longo do tempo) serão estudadas com o objetivo de mostrar os movimentos, tensões e conflitos pela democratização da educação, aqui entendida como a escola pública para todos. Em síntese, o objetivo da disciplina é fornecer aos estudantes de Mestrado e de Doutorado o conhecimento da base concreta (história) para a contextualização e interpretação (teoria) de seus objetos de pesquisa.

EDU 080 - Estado, Sociedade e Educação (6 créditos)

Ementa

Epistemologia política e teorias do Estado; o Estado na sociedade capitalista; o Estado de Bem-Estar Social;o papel do Estado na elaboração de políticas sociais, abordagens teóricas das políticas sociais e suasrelações com cidadania, direitos e políticas educacionais.

EDU 081 - Estudos sobre o jogo, o brinquedo e a brincadeira na Educação: abordagens teórico-metodológicas (6 créditos)

Ementa

• Conceitos de jogo, brincadeira e brinquedo a partir de diferentes matrizes teóricas. Cultura lúdica nas infâncias. Jogos e brincadeiras como práticas sociais privilegiadas de crianças e suas potencialidades como espaço /tempo de experiência e desenvolvimento humano. O Jogo, o brinquedo e a brincadeira e suas relações com a educação, em contextos multiculturais escolares e não escolares. Formação lúdica de educadores de crianças. Aspectos teórico-metodológicos e éticos de pesquisas educacionais com crianças e/ou educadores da infância que tomam como eixo principal de investigação a cultura lúdica. 

EDU 082 - Ensino Híbrido na Educação Superior (6 créditos)

Ementa

A disciplina se insere no âmbito dos estudos acerca do ensino e aprendizagem híbridos, tendo como pano de fundo a educação a distância. A ideia de unir diferentes abordagens de aprendizagem não é nova. O interesse na aprendizagem híbrida tem se elevado pela infusão de tecnologias virtuais no processo de ensino e aprendizagem. Estas tecnologias têm criado novas oportunidades para alunos interagirem com seus pares, professores e conteúdos, dentro e fora da sala de aula. O objetivo de um ambiente de aprendizagem híbrida é combinar as melhores características de ensino em sala de aula com as melhores características da aprendizagem online para promover oportunidades de aprendizagens ativas e auto-direcionadas para estudantes, adicionando-se flexibilidade. O conceito de uma comunidade de investigação irá orientar esta disciplina.
Membros da universidade, como professores e estudantes de pós-graduação, interessados em tecnologias de comunicação, irão encontrar um valor particular neste curso, que é um estudo aprofundado da aprendizagem híbrida que se utiliza da estrutura das comunidades de investigação para guiar o desenvolvimento de cursos inovadores.
Contudo, os participantes serão encorajados a analisar criticamente outras estruturas e abordagens. Na seleção de temas específicos de interesse e relevância para sua experiência de trabalho, serão oferecidas flexibilidade e escolhas consideráveis aos participantes.

EDU 083 - Teorização da escola pública: relações entre administração/gestão e currículo (06 créditos)

Ementa 

Propõe-se na disciplina a problematização da escola quanto à administração/gestão, currículo e suas relações. Essas dimensões serão tematizadas à luz da natureza do trabalho pedagógico da escola.

 

EDU 084 - Estado, Política e Formação Humana (6 créditos)

Ementa 

Nesta disciplina os estudantes terão contato com estudos, pesquisas, referenciais teórico-metodológicos e procedimentos de coleta e análise de dados diversificados, tendo em vista a análise do tema Estado, Política e Formação Humana nas seguintes perspectivas:Política, economia e educação; Movimentos sociais e educação, com ênfase para educação no campo e ; Educação Étnico-racial; História das Ideias Pedagógicas e educação infantil; Avaliação educacional e imprensa, Processos de formação, socialização e trabalho docente; Trabalho e subjetividade; Educação e Tecnologia..

 

EDU 086 - Foucault e a Análise do Discurso (6 créditos)

Ementa 

A análise do discurso como teoria antropológica, sociológica e política, cujo elemento de

articulação é as relações de poder. Estudo da ruptura da concepção de discursos como

linguagem ou fala por meio da afirmação da ausência de unidade do sujeito. Estudo das

condições da produção discursiva e das estratégias de elaboração dos discursos que constituem

os perfis dos sujeitos discursivos. Compreender o discurso como um conjunto de enunciados na

medida em que eles provêm da mesma formação discursiva.

Objetivo Geral: Apresentar, discutir e aprofundar a concepção de análise do discurso segundo a

concepção desenvolvida por Foucault em suas obras, indicando suas possibilidades e limites no

campo educacional.

Tópicos a serem abordados: Enunciados e formação discursiva; Discursos e saberes históricos; Arqueologia, genealogia e ética; Sujeito, subjetividade e discurso; Práticas discursivas e relações de poder; Discurso, alteridade e ética.

 

EDU 088 - Metodologia Comunicativa (6 créditos)

Ementa

Bases teóricas e pressupostos da Metodologia Comunicativa

Metodologia Comunicativa e pesquisa quantitativa, qualitativa ou mista

Elaboração do projeto de pesquisa na Metodologia Comunicativa

Técnicas de coleta de dados na Metodologia Comunicativa

Técnicas de análise de dados na Metodologia Comunicativa

Pesquisar e superar desigualdades sociais e educacionais.