Klinger Teodoro Ciríaco
Vínculo: Professor
Biografia:É Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC/UNESP-Marília), em Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP sob o regime jurídico efetivo. Tem experiência com a Docência na Educação Básica como professor de Educação Infantil (Berçário e Maternal), anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Especial (AEE) na Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas-MS. Atualmente ocupa a função de Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) Regional São Paulo (2023-2026). Editor-Chefe da Revista de Educação Matemática (REMat ISSN: 1676-8868, e-ISSN: 2526-9062), desde maio/2023. Líder do MANCALA - 'Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente' (UNESP/CNPq). Vice-Líder do Grupo de Estudos 'Outros Olhares para a Matemática' - GEOOM/UFSCar/CNPq. Pesquisador do BIOGRAF - Pesquisa Narrativa (Auto)Biográficas (CNPq/UFMS). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na linha de pesquisa 'Educação Escolar: Teorias e Práticas Críticas'; Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS Campo Grande, atuando na linha de pesquisa 'Formação de Professores e Currículo'. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Três Lagoas; Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' - UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia, de Presidente Prudente-SP, com Doutorado Sanduíche em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - ULisboa, Portugal. Pós-Doutorado em Currículo pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da UNESP (2023); Pós-Doutorado em Psicologia da Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da UNESP, Bauru, em 2017. Foi Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de fevereiro/2013 a janeiro/2019; e Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) de fevereiro/2019 a fevereiro/2025, com experiência em cargos de gestão: Coordenações de Curso de Licenciatura e de Programas de Pós-Graduação (Mestrado Profissional em Educação). Desenvolve estudos/pesquisas na área da Educação e da Educação Matemática na Infância, com ênfase na Educação Infantil (bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas) e destaque para a construção do conhecimento lógico-matemático. A perspectiva de investigação envolve: Pesquisa Narrativa, Interculturalidade, Interseccionalidade, Psicologia da Educação Matemática, Formação de Professores, Professores Iniciantes e Grupos Colaborativos. Desenvolveu Estágio de Pesquisa no Exterior junto à Facultad de Educación y Psicología na Universidad de Extremadura (Badajoz-Espanha) em 2025.
Linha de Pesquisa: Educação Escolar: Teorias e Práticas Críticas
E-mail: klinger.ciriaco@ufscar.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2947929641568853 (link externo)