Alessandra Arce Hai
Vínculo: Professora
Biografia: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), foi visiting scholar junto a University of Toronto no Canadá (2004/05), e é pós-doutora em Filosofia e História da Educação pela UNICAMP(2006). É professora associada da Universidade Federal de São Carlos. É lider do grupo de pesquisas em Ciências da Compaixão e Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Educação Infantil e questões que envolvem a educação socioemocional. Atuando principalmente nos seguintes temas: história da ideias pedagógicas/educacionais e seus intelectuais, Educação Infantil e educação socioemocional. Trabalhou de agosto 2013 a julho de 2014 como Professora Visitante na Katholieke Universiteit Leuven, junto a Faculty of Psychology and Educational Sciences, com bolsa de pesquisa no exterior da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Integrou por duas vezes a lista dos livros finalistas ao prêmio Jabuti em 2003 e 2015. Possui formação como professora para trabalhar com CBCT (Cognitively-Based Compassion Training) pela Emory University e como facilitadora para o programa socioemocional da mesma universidade: o SEE learning (Social, Emotional and Ethical learning). È professora certificada do curso Cultivating Emotional Balance (CEB) pelo Instituto de Santa Bárbara (USA) e pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Atualmente é pós doutoranda no Instituto do Cérebro da Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Albert Einstein.
Linha de pesquisa: Educação, Cultura e Subjetividade
E-mail: alessandra.hai@ufscar.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3845288858275245 (link externo)